Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
portugues-incorreto-reprova-46-dos-jovens-em-selecoes

Português incorreto reprova 46% dos jovens em seleções 

Notícia | 29/10/2018

Gabriela Vasconcelos

Muitos candidatos a vagas de estágio e aprendizagem perdem as oportunidades por conta de vacilos na língua portuguesa. Segundo pesquisa do Nube, 46,3% dos jovens são reprovados nos testes. Em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental evitar deslizes como este.

O levantamento foi realizado realizado com mais de 8 mil concorrentes. Aplicou-se um ditado, com 30 palavras do cotidiano, como “exceção”, “textura”, “artificial”, “autorizar”, “licença” e “desperdício”. Quem cometesse mais de sete erros era eliminado. Houve 3.811 reprovados e 4.428 aprovados.

Na visão de Ricardo Jovenato, analista de RH da Leão Engenharia, em Ribeirão Preto (SP), o dado é efeito de falhas na dinâmica do ensino e aprendizado do vernáculo. “O aluno se depara com uma disciplina puramente normativa e pouco estimulada. O professor precisa se adequar à falta de Investimentos e de Políticas Públicas eficazes, aos desafios da inclusão, aos conteúdos didáticos estabelecidos pelo governo etc.”, analisa.

As consequências dessa defasagem vão além da sala de aula. Afinal, a correta ortografia é relevante para qualquer profissão. “O bom uso da gramática para as empresas é um requisito indispensável. É compreensível, porque tudo gira em torno da comunicação: e-mails, relatórios, memorandos, reuniões, documentos…”, ressalta Jovenato.

Pensando nisso, a estagiária Clara Guido não deixa passar incertezas sobre o tema. “As vezes tenho dificuldade com coisas muito pequenas. Porém, como minha mãe é formada em Letras, sempre recorro a ela quando tenho essas dúvidas”, afirma.

Listamos algumas dicas para quem deseja se aprimorar no idioma:

1. Cultive o hábito de leitura e assista bons jornais para assimilar a fala correta.
2. Faça cursos para melhorar sua instrução.
3. Peça para outros apontarem seus vícios de linguagem.

Se você já é cadastrado aqui no site, aproveite para fazer o teste ortográfico gratuito e medir seus conhecimentos. Se ainda não é, inscreva-se gratuitamente agora mesmo! Bons estudos!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete