Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
melhore-seus-relacionamentos-no-estagio

Melhore seus relacionamentos no estágio 

Notícia | 29/10/2018

Vinícius Lima

Uma das maiores vantagens em estagiar é a possibilidade de entender como funciona o ambiente corporativo, além de promover a interação entre profissionais da área. Porém, isso só é possível quando se há respeito e uma boa comunicação com todos. Sendo assim, se atentar para não ser o causador de intrigas é essencial.

Para Chris Melchíades, coach e especialista no assunto, se atentar à maneira com a qual nos expressamos e mantemos nossas relações é necessário. “Quando se desenvolve a sua inteligência emocional, cria-se um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Ao invés de desprendermos tempo e energia com o irrelevante, focamos no, de fato, importante para a organização”, expõe.

Sendo assim, o orientador listou algumas das ações mais imprescindíveis para ampliar sua interação com os colegas no mundo corporativo. São elas:

1. Fortaleça a autoestima. Busque feedbacks de terceiros sobre seus pontos positivos e negativos e faça um reconhecimento pessoal para entender as chances de melhoria. Assim, será possível se tornar um profissional cada vez mais bem preparado.

2. Expresse-se. Tente encontrar palavras para transmitir seus sentimentos de uma forma não prejudicial aos outros. Esse tipo de comportamento, no ambiente de trabalho, gera um clima de cooperatividade e de maior integração.
 
3. Tenha empatia. Antes de elaborar qualquer julgamento sobre seus companheiros de trabalho, coloque-se no lugar deles e tente imaginar, a partir da perspectiva do outro, quais seriam os caminhos a seguir. Isso aumenta a tolerância e diminui os conflitos.
 
4. Controle seu impulso. Não aja no calor da emoção. Cometemos muitos erros quando atuamos de forma impulsiva. Ao lidar com uma decisão grande, espere para tomá-la no próximo dia, de cabeça fria. O distanciamento da cena vai ajudá-lo na compreensão.
 
5. Saiba como lidar com a pressão. Muitos se sentem ameaçadas e têm reações negativas quando são obrigadas a trabalhar com cobranças. Identifique os sinais do seu corpo quando está ficando sobrecarregado. Crie estratégias para manter-se tranquilo em situações de estresse.

Segundo pesquisa realizada pelo Nube, quase 64% dos mais de 44 mil jovens entrevistados busca ignorar seus sentimentos quando realizam atividades ao lado de quem eles não gostam. Embora seja uma estratégia com o objetivo de promover o bem comum, não expôr seus pontos de vista pode ser danoso. Portanto, procurar o diálogo é vital.

Vinicius Splugues estagia na área de matemática aplicada e computacional, em Campinas. Para ele, buscar acolher a todos é fundamental. “A diversidade nas empresas está cada vez maior e durante minhas vivências extracurriculares, percebi o quão importante é entender e ouvir as pessoas, respeitando seus espaços e impondo o meu lugar”, conta. Ainda de acordo com o universitário, reconhecer essa característica como indispensável forma bons profissionais e cidadãos.

Desse modo, garanta cada vez mais o sucesso em sua trajetória com o acolhimento das diferenças. Oferecer um bom tratamento a todos pode fazer você trocar experiências com todos os perfis e, assim, adquirir um aprendizado maior a cada instante. O Nube conta com você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete