Contar com desafios na carreira é essencial para manter um profissional sempre em busca de sua melhor performance. No entanto, existe barreira quando o assunto é competitividade dentro da empresa? Saiba mais em nossa matéria!

No entanto, de acordo com o consultor empresarial Roberto Vilela, quando há uma distorção nesse cenário, o time acaba sendo prejudicado. “Existe uma linha tênue quando falamos de disputa entre colegas. É importante, claro, pensar na própria trajetória, mas quando esse fator se sobressai, vemos o bloqueio de informações, quebra de confiança, equipes mal estruturadas e uma disparidade das atuações”, comenta.

Para Vilela, um dos erros estratégicos das empresas é não estabelecer metas conjuntas e um objetivo em comum. Além disso, falta clareza para determinar a função de cada um para atingir o resultado esperado. “Isso garante um melhor equilíbrio entre a ambição de cada um e o planejamento do negócio”, evidencia o especialista.

Portanto, o principal objetivo é não deixar chegar e, principalmente, ultrapassar os limites. Para evitar problemas, o consultor empresarial recomenda o investimento na preparação de gestores para estarem atentos às atitudes dos grupos. “É sempre fundamental manter a transparência por meio de feedbacks, apontando para o profissional em quais momentos ele passou dos limites”, conclui.

A recém-formada em economia empresarial, Thaianna Alves, de Ribeirão Preto, confessa já ter passado por situações complicadas causadas por conflitos. “Isso atrapalhou 100% do meu dia, ficou aquele clima ruim e o receio da pessoa tentar te passar para trás”, revela. Para ela, esse hábito só é saudável quando a disputa acontece internamente, pois se eleva o nível do seu desempenho e estimula a capacidade de se superar a cada dia. “Eu sempre parti do princípio: para crescer no trabalho, a competição deve ser com você e não com os outros”, conta.

Assim, além de reforçar a necessidade do diálogo para criar um ambiente favorável a todos, você engrandece o desenvolvimento de seu potencial. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe