Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
trabalho-autonomo-liberal-ou-remoto-qual-devo-escolher

Trabalho autônomo, liberal ou remoto. Qual devo escolher? 

Notícia | 25/10/2018

Layane Bittencourt

Atuar por conta própria, fazer o seu horário ou ser dono de um negócio? Com as altas taxas de desemprego, muitas pessoas adotam novas realidades para garantir seu sustento. Qual dessas opções você escolheria? Entenda as principais diferenças!

Segundo uma pesquisa do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil conta com 11 milhões de profissionais sem carteira assinada e 23 milhões de autônomos. Para Sebastián Siseles, diretor internacional do Freelancer.com, esse número é resultado de uma nova perspectiva adotada por muitas pessoas para vencer a crise e encontrar outras possibilidades de garantir um rendimento financeiro no final do mês.

“Além disso, há quem escolha esse tipo de serviço pensando no ganho de qualidade de vida”, aponta o especialista. Afinal, cada um deles apresenta bons benefícios ligados a liberdade, mas também desvantagens. Por isso, é fundamental saber suas características para tirar o melhor proveito da experiência. Siseles separou pontos importantes:

Autônomo: esses trabalhadores têm uma independência maior e conseguem executar diversos tipos de tarefas. Entre eles estão pintores, encanadores, pedreiros e outros.

Liberal: é quem conta com formação universitária ou técnica e tem liberdade para exercer a sua função de maneira independente, podendo ser empregado ou o patrão. Podemos colocar como exemplos médicos, advogados, arquitetos e dentistas.

Remoto: se refere a qualquer atividade realizada à distância, facilitada pelo uso de tecnologia. Conhecido também como teletrabalho e home office. Para esses modos, é necessário concentração, foco, disciplina com horário e organização.

Rafaela Affonso, estudante de administração da Cefet - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, do Rio de Janeiro, vê vantagens nos três. Contudo, ter o seu empreendimento é uma de suas grandes vontades e a opção mais atrativa. “Na minha graduação, aprendi todas as coisas necessárias para uma empresa. Eu me identifico mais com alguns assuntos, mas me sinto preparada para assumir a responsabilidade de ser dona do próprio negócio”, afirma.

Assim, conhecendo cada modelo fica mais fácil escolher em qual deles você se encaixa melhor para trilhar o seu sucesso. Boa sorte e conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete