Você vive no vermelho? Muita gente se atrapalha na hora de organizar as finanças e não consegue manter as contas resolvidas. Alguns nem mesmo pensam em fazer essa ordenação. Porém, as consequências podem ser graves. Confira nesta matéria dicas para arquitetar bem os seus gastos!

Segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 35% dos brasileiros acham a renda  insuficiente para pagar os compromissos em dia. Infelizmente, o desemprego gerado pela crise é uma das maiores causas para tal situação. Contudo, a falta de sistematização das entradas e saídas também influencia os resultados.

Por isso, o estudante Otávio Lima pondera os consumos. “Sou estagiário e ganho minha bolsa-auxílio para conseguir arcar minha faculdade e transporte. No momento, todo o meu dinheiro é projetado antecipadamente considerando minhas obrigações”, relata o jovem. Visando garantir o controle, ele faz uso da tecnologia. “Fiz uma planilha no Excel. Ajuda bastante, mantendo um maior domínio sobre os custos do dia a dia”, afirma.

Para Mariana Martins, analista financeira da Dentalcare, em Ribeirão Preto (SP), a estratégia do aluno é acertada. “É fundamental fazer um planejamento e não ultrapassar suas possibilidades”, ressalta. O ideal é registrar é tipificar as saídas. “Anote todos os seus desembolsos, discriminando a categoria, a fim de ter ideia de para onde estão indo seus recursos e em quais áreas precisa economizar”, recomenda.

Veja outras orientações para arrumar as faturas:

1. Agrupe as despesas por categorias: coloque-as no papel e classifique-as para facilitar a ordem das mais importantes.

2. Relacione o dinheiro com objetivos: as metas são significativas para você? Então vale a pena poupar para poder investir nelas.

A organização é fundamental para o alcance dos sonhos. Planeje-se e tenha sucesso!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe