Certamente, cada profissão e seus ramos tem exigências específicas em relação às qualidades necessárias para exercer as atividades relacionadas à área. Entretanto, analisar o mercado de maneira ampla é necessário para perceber algumas aptidões essenciais para qualquer nicho.

Para Lilian Sanches, coach e especialista em carreiras, em São José dos Campos, as soft skills, habilidades relacionadas ao seu comportamento, são o ponto de destaque para quem busca crescimento. Sendo assim, a orientadora listou os atributos essenciais para todos. São eles:

1. Criatividade e inovação. Não apenas ligadas à criação de novos produtos ou serviços, como também para realizar mudanças e otimizações nos processos.

2. Autogestão. Cada vez mais, executaremos nossos deveres de forma independente, seja em uma corporação ou em modelos home office. Por isso, sem o papel do líder tão presente, os colaboradores valorizados serão os quais possuírem senso de realização, para definir prioridades e concluir suas obrigações.

3. Resiliência. As mudanças acontecerão cada vez mais rapidamente. É preciso se adequar às tecnologias, processos e formas de trabalho.

4. Empatia. Se as máquinas e robôs vão assumir tarefas, nosso diferencial é a humanização das relações. Cuidar das pessoas e das relações de forma empática, com visão individual, é fator determinante para o sucesso. Este zelo reflete diretamente na comunicação.

5. Conflitos positivos. Se antes se evitavam as divergências, hoje sabe-se: muitas delas são valiosas, pois a discussão pode levar a soluções cada vez melhores.

Lilian conclui com dicas para quem deseja ascensão: “primeiramente, tenha clareza sobre onde quer chegar. Na sequência, esteja ciente sobre suas potencialidades e pontos fracos, para construir um plano de desenvolvimento o qual inclua conhecimentos e comportamentos a serem melhorados. Com isso, busque resultados e trabalhe constantemente para ser cada vez melhor”, estimula.

Matheus Bonetto estuda marketing na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Ainda no início de sua trajetória, o estagiário quer alcançar uma posição confortável até os seus 30 anos. “Para isso, preciso investir em mim, com um intercâmbio e uma pós-graduação”, conta.

Além disso, o universitário afirma: “não desvio o foco nos meus objetivos. Sem eles, é difícil ter motivação para executar minhas atividades. Quanto mais próximo fico da minha meta, maior é o estímulo”, defende.

Com essas dicas, você já consegue entender quais são as principais características desejadas pelo universo organizacional em relação aos profissionais. Assim, é possível ter mais destaque em processos seletivos e na frente de seus gestores. O Nube acredita em seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe