Qual é o papel de um estagiário? Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, cerca de 1 milhão de jovens realizam a atividade no país. É a oportunidade de colocar em prática a instrução adquirida em sala de aula. Por tratar-se de uma modalidade diferenciada de contratação, requer uma administração particular. Saiba mais!

De acordo com pesquisa do Nube, 48,79% de quem procura uma vaga de estágio desejam ter a brecha para iniciar a carreira. Afinal, um dos requisitos mais exigidos em processos seletivos é a vivência. Por isso, é importante dar essa chance aos estudantes. “Deve ser uma gestão de formação e desenvolvimento, na qual será avaliado comportamento, conhecimentos técnicos e evolução. Normalmente são inexperientes ingressando no mercado de trabalho e esse é seu primeiro contato com empresas”, explica Roberta Novelli, especialista em RH da Facioli Consultoria, em RIbeirão Preto (SP).

As corporações também se beneficiam dessa estratégia, pois desde cedo podem monitorar, treinar e reter profissionais para uma possível efetivação. Assim, a gestora Sandra Barros direciona suas ações para o aprimoramento e identificação de competências dos discentes. “Têm meu cuidado e atenção para uma experiência de aprendizado. Procuro proporcionar os melhores exemplos para eles saberem quais agregam ou não e assim se moldarem para o futuro”, ressalta.

Se você é líder e deseja aperfeiçoar a supervisão dos jovens, deixamos algumas orientações:

Seja inspirador: acredite em pessoas e seja fiel a seus valores para transmitir o ensinamento.
Saiba ouvir: dê espaço para o aluno expressar sua opinião e aprender com os erros.
Aplique feedbacks: sempre evidencie pontos positivos e de mudança. Valorize suas características individuais.

No ato escolar educativo, o participante começa a ver como as coisas acontecem na realidade e essa é quase sempre muito diferente da teoria. Gestor, contribua com essa missão!

Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe