Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
educacao-como-fixar-o-conteudo

Educação: como fixar o conteúdo? 

Notícia | 17/10/2018

Cláudia Giannoni

Colocar em prática os ensinamentos obtidos na escola é uma das melhores formas de aprender de fato o conteúdo ensinado. Pensando nisso, cada vez mais instituições de ensino instituem aulas práticas em suas grades curriculares, trazendo um novo formato de aprendizado, mais dinâmico e eficiente.

De acordo com o professor Paulo Hansen, isso significa extrapolar o rendimento. “Imaginar, visualizar, dar consciência, ver e tornar o conhecimento palpável, num primeiro momento, parece ser uma coisa difícil”, explica. Porém, quando é possível experimentar e vivenciar, há um ganho enorme para o educando. "Traz uma maior compreensão dos conceitos e também prepara para novos desafios e competências fundamentais para resolução de problemas na vida profissional”, assinala Hansen.

Na missão de observar a terceira Lei de Newton e como forma de absorver melhor o ensinamento de física, professores do Colégio Positivo, em Curitiba (PR), decidiram levar os estudantes do ensino médio para fora da sala de aula e promoveram um festival de foguetes no gramado. Mais de 300 discentes foram desafiados a construírem seus próprios projéteis, utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET. A atividade incentivou a aplicar conceitos da matéria na solução de problemas e estimulou a curiosidade e o uso do raciocínio lógico. Além, é claro, de promover o espírito de cooperação e interação.

O educador, Fabiano Freitas, explica como os alunos se desenvolvem. "Para tirar do papel um projeto como esse é preciso, além das leis da física, cooperação e trabalho em equipe”, reforça. Ele vê as aulas ao ar livre como um excelente recurso. "Levar o aluno a compreender noções de óptica, ondulatória, mecânica, experimentando, não tem preço”, garante.

A creche Monte Cristo, do Parque Oziel, em Campinas, teve a iniciativa de inovar desde cedo. Ela implantou, com auxílio de parcerias, uma metodologia diferenciada com os pequenos. O objetivo foi trabalhar o caráter das crianças, por meio de oficinas capazes de elevar os valores humanos. Assim, foi possível notar, com o decorrer das atividades, mais amorosidade, foco, além de maior facilidade de aprendizado!

Você é adepto da ideia? Já teve alguma experiência marcante? Comente conosco nas redes sociais!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete