Desenvolver suas habilidades é fundamental para permanecer no mercado de trabalho como um profissional relevante. Por isso, procurar maneiras de evoluir seus conhecimentos durante sua trajetória dentro de uma organização é passo vital. Sendo assim, o método de experimentar cada setor de um empreendimento pode ser uma boa saída: o job rotation.

Segundo a gestora de carreiras, Madalena Feliciano, da Outliers Careers, esse treinamento divide opiniões no mundo corporativo. “Essa técnica consiste em fazer um novo colaborador passar por diversas áreas da empresa por um determinado período, antes de ser alocado em sua área específica de atuação”, conta.

Procurar maneiras de garantir o aprendizado é vital. Afinal, segundo uma pesquisa realizada pela ADP, os empregadores têm receio de não encontrar mão de obra qualificada para seus times. Cerca de 76% dos 500 representantes entrevistados de grandes companhias acreditam ficar cada vez mais difícil de encontrar boas capacitações.

Desse modo, um recém-chegado pode passar um período determinado circulando entre a área financeira, o marketing, vendas ou outros setores. “Esse processo faz o sujeito se formar de maneira completa, porque o obriga a sair de sua zona de conforto e o faz criar um alto grau de sabedoria sobre as atividades da contratante”, explica a especialista.

De acordo com Madalena, isso pode favorecer a aptidão para lidar com problemas e resolvê-los de maneira assertiva. “Independentemente do cargo, os trabalhadores devem encarar qualquer desafio como se fossem os gestores responsáveis por um segmento, pensando assim em como melhorar processos e economizar recursos”, expõe.

Mesmo se essa medida não funcionar de maneira efetiva, é necessário se comunicar. “Todas as técnicas de preparo variam para cada instituição. Sua adaptação a isso é muito pessoal. Em caso de não adequação, converse com seus superiores para ver se há outra opção e siga em frente”, estimula.

Seja por meio dessa técnica ou não, promover a instrução e a soma de competências é fundamental. Uma das maneiras de fazer isso também é por meio do estaǵio. Letícia Alves, de Campinas, foi inserida no universo dos negócios por esse modelo de contratação e conta os benefícios adquiridos. “Aperfeiçoei minhas habilidades e fortaleci novas, descobri como funciona o mundo empresarial”, conta.

Por isso, garantir oportunidades para seu time se aprimorar é imprescindível. Assim, você atinge a alta performance e ainda ganha respeito de todos da equipe. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe