Abrir espaço em uma empresa para pensamentos inusitados, novos e criativos pode ser uma excelente saída para vencer momentos de crise, como a vivida atualmente. Justamente por isso, todo gestor deve pensar em maneiras de promover essa característica em sua equipe.  

Para Flávio Pelizari, diretor de recursos humanos da ReachLocal, a simples vontade de promover um ambiente inovador não é garantia de êxito. “Uma corporação moderna precisa de investimentos para criar raízes e crescer”, exalta. Justamente por isso, o especialista listou algumas das questões imprescindíveis para ampliar esse aspecto. São elas:

1. Diversidade: atualmente, o tema está difundido por conta do incentivo à defesa das minorias e das diferenças. Quando pensamos em uma instituição arrojada, a pluralidade toma uma dimensão mais ampla. Novos olhares, formas e abordagens devem ser estimuladas para o surgimento de boas ideias;

2. Barreiras: a renovação não se desenvolve em um local limitado ou restritivo. O ideal é derrubar paredes, sejam elas físicas ou mentais. Quando menos impedimentos e hierarquias houver, maiores são as chances de evoluir em uma organização revolucionária;

3. Entrosamento: outro tipo de obstáculo é da distância criada pelo trabalho em home office. Muitos desejam maior flexibilidade, mas acabam se sentido isolados e desconectados do ambiente corporativo. Garantir meios de comunicação eficazes para o diálogo fluir tanto presencialmente, quanto por meios digitais, também é uma forma de impulsionar esse processo;

4. Descompressão: o ser humano precisa se desconectar da sua intensa rotina diária para estimular sua capacidade de criar. Por isso, a inclusão de áreas de descanso - como salas de leitura, com jogos de vídeo game, pebolim ou bilhar, são excelentes para colaboradores saírem, por alguns momentos, das áreas tradicionais e se desconectarem do operacional. Essa quebra provoca o pensamento para, então, contribuir com o surgimento de novos conceitos;

5. Recompensas: a questão financeira também é relevante. Premiações em dinheiro, bônus ou outros mecanismos de reconhecimento, sempre serão excelentes para parabenizar a curto prazo alguma nova concepção.

Pedro Scorsoni acredita na importância desse quesito para o mercado. Ele cursa publicidade e propaganda na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. Como ele também desempenha o cargo de estagiário, acredita ser crucial pensar “fora da caixa”. “Porém, muitas vezes, as empresas não ligam muito para isso”, conta.

Portanto, se você está na liderança de um grupo, pense nesse assunto e promova, assim, a alta performance em sua gestão.

O Nube está com você!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe