“Você acha que é fácil ser gestor?”. Foi a pergunta feita aos nossos leitores e a grande maioria (87,50%) opinou: “depende de como a pessoa agirá com a equipe”. De fato, a postura do líder influencia diretamente o time. Porém, outras adversidades estão alheias à vontade do responsável. Quer saber mais sobre o tema? Então, leia esta matéria!

Uma das atitudes mais esperadas de um gestor é o bom relacionamento com os geridos. Segundo Danila Ramos, proprietária da Aton Consultoria, em São José dos Campos (SP), o desafio é saber lidar com o ser humano. “Liderar é inspirar pessoas, considerar a força de vontade e o querer fazer de cada um”, afirma. Ao se deparar com obstáculos, é importante confiar nos subordinados. “Para isso, o principal ponto é entender suas limitações e dar oportunidades a quem nunca teve”, ressalta.

Dos 22.856 respondentes da pesquisa, apenas 5,08% escolheram a opção “não, haverá muita cobrança e pouca harmonia com a equipe”. Na visão da estagiária Eloah Favero, existem alternativas para esse impedimento. “A principal é orientar a equipe, mantê-la motivada e saber reconhecer os bons resultados e ações”, opina. A estudante deseja ocupar um cargo de direção no futuro. “Durante a graduação, participei de atividades extracurriculares as quais despertaram meu interesse pela supervisão. Desde então tenho essa vontade”, conta a jovem.

De acordo com pesquisa da Michael Page, a má gestão representa 21% dos motivos de insatisfação dos profissionais de grandes organizações. Logo, quem já está na função e aqueles aspirando por ela precisam se atentar. Por isso, deixamos algumas dicas para você:

feedback: para o bom andamento dos processos e obtenção de resultados, todos precisarão de devolutivas sobre seu desempenho.

Delegue tarefas de forma justa: observe sempre quem está com mais afazeres e prazos apertados. Se necessário, redistribua as atividades para equilibrar a equipe.

Tenha empatia: a quantidade de atividade e resultados esperados são compatíveis com o tempo e recursos disponíveis? Desafios são válidos, mas eles também precisam ser viáveis.

Seja assertivo: defina objetivos claros e explique bem os padrões para cada tarefa. O líder precisa manter uma postura contínua se deseja ter a confiança e respeito de seus subordinados.

O primeiro passo para superar os desafios da gestão é a preocupação permanente com as pessoas. Cuide delas!

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