Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
lideranca-e-empatia

Liderança e empatia! 

Notícia | 08/10/2018

Layane Bittencourt

Trabalhar com pessoas é lidar com o incerto, pois somos muito diferentes uns dos outros, na forma de agir e pensar. Em uma equipe, essa tarefa se torna mais difícil e o gestor, além de buscar a excelência do seu time, deve também entender a motivação de cada integrante. A solução? Praticar mais a empatia!

De acordo com Muriel Alves, coach e palestrante, a característica é fundamental para proporcionar o crescimento de si e da empresa. “Uma relação de trabalho precisa ter afinidade. É difícil se manter em um cargo e ter o melhor desempenho, se não há entrosamento”, pontua.

Afinal, segundo pesquisa do Nube, 54% dos jovens reprovam um líder distante. A juventude tem a necessidade de buscar um exemplo para seguir e causa frustração quando essa expectativa é quebrada e não há envolvimento. Além disso, a ausência gera problemas na produtividade e no clima do ambiente profissional.

Quando o superior conhece e compreende as necessidades do seu subordinado, mantém os colaboradores engajados a cumprir metas e objetivos. No entanto, essa não é uma habilidade exclusiva para os gestores. “Entender o outro abre portas e gera conexões”, explica a especialista. Portanto, independentemente da profissão, todos devem exercê-la.

Em suas experiências, a estudante de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Amanda dos Anjos, acredita na reciprocidade para criar um clima mais suavizado e agradável. “Todas as nossas atitudes em relações interpessoais influenciam aqueles com quem convivemos. Assim, busco me colocar no lugar das pessoas e espero o mesmo comportamento dos outros”, conta.

Portanto, o principal caminho é apostar no autoconhecimento e entender as suas limitações. Muriel aconselha, especialmente, a quem exerce uma posição mais elevada a investir em si mesmo. “Adapte sua liderança com quem está com você. Chame para conversar, ouça feedbacks e esteja disposto a se desenvolver. Esses são bons comportamentos para começar uma gestão sólida”, indica a especialista.

Comece a adotar ações empáticas e se depare com um ambiente favorável ao aprendizado de todos! Conte com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete