Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-competitividade-e-positiva

A competitividade é positiva? 

Notícia | 08/10/2018

Gabriela Vasconcelos

Você se considera competitivo? Perguntamos aos nossos leitores e 45,77% deles escolheram a opção “depende, apenas quando preciso”. Tentar ser o melhor no seu ramo pode ser uma atitude benéfica e traz aprimoramento ao colaborador. Porém, o espírito de disputa excessivo é prejudicial? Saiba mais nesta matéria!

Ygor Miranda, estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro, gosta de concorrer em algumas situações, mas não deixa a característica interferir no produto final. “Hoje, o mercado exige cada vez mais dos funcionários resultados superiores. Porém, é muito relevante saber trabalhar em equipe”, opina.

Cristiane Pereira, analista de RH em São José dos Campos (SP), aprova a postura do jovem. “O aspecto é capaz de atrapalhar as atividades se o profissional não entender o objetivo dele. O líder deve ser claro e exato, dar feedbacks e ser motivador para o time compreender o real valor da competição, sem necessidade de pisar em alguém para ser notado”, afirma. Na visão da especialista, é possível lapidar o fator de maneira positiva. “A rivalidade estimula automaticamente o pensamento, nos tornando mais criativos”, destaca. Além disso, vale seguir as dicas:

Não fique disputando o tempo todo: isso pode ser um tiro no pé, pois afeta a percepção dos outros sobre nós.
Seja transparente: o páreo é saudável se pautado na ética.
Tenha uma interação harmoniosa: seus colegas estão no mesmo barco, logo, é imprudente enxergá-los apenas como adversários.

As organizações devem oferecer educação corporativa e aplicar análise comportamental no colaborador ou candidato. Afinal, as habilidades interpessoais são tão importantes quanto as técnicas.

Desenvolva-se!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete