Os físicos definem resiliência como a capacidade de um corpo retornar à forma original após ter sofrido uma deformação. Entretanto, o conceito também pode ser aplicado ao mercado de trabalho: a habilidade de ter controle emocional mesmo em momentos difíceis é uma grande chave para o sucesso.

Cristina Fonseca é psicóloga na empresa Competência no Desenvolvimento Humano (CDH), em São Paulo. Segundo ela, essa característica deve se fazer presente na tomada de decisões. “Estamos falando de uma combinação de fatores capazes de proporcionar ao ser humano condições para enfrentar ou superar problemas e adversidades”, explica.

Para a especialista, todos conseguem evoluir esse lado para se tornarem melhores profissionais. “Quando alguém se depara com uma tensão no ambiente, a vontade de vencer ou superar algo deve se fazer presente“, afirma. “Pessoas resilientes têm forte senso de autonomia e identidade, além de uma autoestima positiva, autoeficácia e pensamento flexível”, informa.

De acordo com a psicóloga, procurar ajuda para aprimorar essa habilidade pode ser uma boa saída. “O processo de coaching, por exemplo, pode ser uma ferramenta fundamental para rever situações e crenças limitantes para transformá-las e, assim, trazer novas possibilidades de ação a alguém”, defende.

Para Gabriel Kassouf, aluno de direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie, de Campinas, ter inteligência para lidar com seus sentimentos é imprescindível. Como estagia na área, o estudante já pensa em como aplicar esse conceito em seu dia a dia. “No ramo de serviços jurídicos, o bem-estar emocional é fundamental para construir uma relação sólida e de confiança com o cliente”, conta.

Kassouf ainda expõe suas atitudes quando se vê em momentos de estresse. “Tento analisar o ambiente sob uma perspectiva macroscópica, solucionado primeiramente as questões mais sensíveis”, relata. “É indispensável respirar fundo, pois assim tenho a capacidade de facilitar a retomada da concentração nas tarefas, finaliza.

Portanto, desenvolver esse aspecto é vital para sobreviver em meio à competitividade do mundo corporativo. Entretanto, é válido saber: nem sempre conseguiremos ter o controle de tudo. É necessário, então, procurar o equilíbrio e pensar sempre em sua qualidade de vida. O Nube torce por você!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe