O medo de falar em público atinge uma grande parcela da população, causando transtornos na vida profissional e pessoal. Uma pesquisa recente do jornal britânico Sunday Times aponta a "fobia" como o maior receio para 41% dos três mil entrevistados. Essa preocupação ganha de receios com problemas financeiros, doença e, até mesmo, a morte.

Para Susanne Andrade, especialista em desenvolvimento humano, as pessoas não gostam de serem avaliadas e buscam a aceitação, justamente, se o foco está sobre elas. Quando o assunto é falar em público a maioria foge. Para ela, muitos profissionais desistem de serem líderes, por conta desse impedimento. “É uma questão séria, pois prejudica toda uma carreira e, não apenas isso, porque também impacta na autoestima da pessoa", complementa.

Rafaela Oliveira é estudante de economia da Universidade Estadual de Campinas e tem vontade de ocupar o cargo de gestão. Para ela, é importante saber se comunicar, principalmente, na hora de expor os resultados de sua equipe para a organização. “É trivial, só assim ele vai passar sua mensagem”, acredita. Contudo, antes de qualquer coisa é preciso se desenvolver. “Ainda tenho de aprender muito para poder ensinar e guiar outras pessoas”, conta.

Se você não tem segurança para assumir essa missão, veja algumas dicas separadas por Susanne

Medo não é "inimigo": ele faz parte da nossa vida, mas é fundamental você compreendê-lo. Não pode virar um empecilho para seguir em frente.

Ressignifique-o: dê um novo significado ao “frio na barriga”. Transforme-o em uma motivação para superar desafios e não desista.

Mudança de foco: observe o público e o quanto a sua fala pode causar impacto. A apresentação fluirá de forma mais natural e espontânea.

Não deixe essa tensão superar sua vontade de crescer! Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe