Você sabe escrever e-mails profissionais? Segundo pesquisa realizada pelo Project Management Institute Brasil (PMI), 76% das empresas definem a comunicação no ambiente de trabalho como principal motivo de fracasso ou sucesso de tarefas propostas. Logo, é fundamental transmitir as informações de maneira eficiente aos colegas. Quer aprender a fazer isso? Então, leia esta matéria!

Os humanos são seres sociais e, portanto, o diálogo acaba sendo a base de todas as atividades. Em um mundo cada vez mais tecnológico, as mensagens eletrônicas são muito utilizadas com essa finalidade. Para Mariana Sabrina, consultora de RH na região de Campinas (SP), é ideal manter a solenidade. “A postura deve ser aplicada em toda a exposição dentro de uma corporação. É um local no qual muita gente pode ter acesso ao conteúdo. Além disso, a seriedade garante maior credibilidade pessoal”, afirma.

No início do estágio, o estudante Nathan Araújo teve dificuldades para se adaptar ao protocolo. Porém, com a prática, passou a seguir a recomendação da especialista. “Cultivo a formalidade e espero receber respostas do mesmo nível para prosseguir uma troca empresarial”, conta o jovem.

Mariana deixa orientações para quem deseja ser bem-sucedido nas redações. Veja:

Redija e releia: errar é normal, por isso, confira se o texto ficou fácil de compreender e com o tom adequado.
Não use gírias e abreviações: documentos de trabalho devem ter uma linguagem mais institucional.
Mantenha-se focado no assunto: dispersões atrapalham o entendimento do objetivo.
Cuide do português: imagem é tudo e os erros gramaticais impactam prejudicialmente.

Gostou das dicas? Então, escreva ótimos e-mails para manter uma boa reputação profissional. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe