O trabalho voluntário faz bem para a alma e para a rotina profissional. Pesquisa realizada pelo Bank of America Merrill Lynch (BofA) e pela consultoria Santo Caos, com 828 funcionários, de 80 empresas, demonstra o índice de engajamento ser 16% maior em quem se dedica a ajudar o próximo.

Contudo, no Brasil, a atividade é praticada por apenas 4,4% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os atos mais comuns são arrecadação de agasalhos, visitas a instituições carentes em datas comemorativas e apadrinhamento de crianças. Para Elaine Ribeiro, gerente corporativa de Recursos Humanos, a iniciativa deve partir não só das pessoas, individualmente, mas também das empresas.

“Hoje, na corporação onde atuo, contamos com uma equipe de 20 pessoas, de áreas e funções diferentes. Elas contribuem com ideias e olhares multifuncionais. Assim, há três anos desenvolvemos o projeto de Bem com a Vida”, ressalta Elaine.

De acordo com Denise Aparecida de Oliveira, funcionária do departamento de qualidade da Santa Helena, as ações solidárias oferecem uma oportunidade de levar mais alegria às pessoas. “É um retorno para nós. Você vê um sorriso, recebe um abraço, enxerga a satisfação no olhar de quem está sendo auxiliado e isso muda a gente”, assegura.

Segundo a assistente social do Lar dos Velhos, Patrícia Gentil Medeiros, a atuação proporciona benefícios para os diversos atores dessa relação. “Para nós, o impacto é o mais positivo possível, porque, por meio do voluntariado, ganhamos parceiros, os quais agregam à instituição”, explica. Por outro lado, os colaboradores da companhia se sentem mais motivados por verem como contribuem de fato para mudar um cenário crítico.

Para o presidente da Associação Beneficente da Boa Amizade (Abba), em Campinas, Frederico José Atílio, um dos maiores ganhos é perceber como é possível aprender coisas novas, dentro das entidades, com aqueles, os quais muitas vezes julgamos nada saber. “Sem contar, é claro, do calor humano oferecido por essas pessoas a quem os ajuda", ressalta.

Você já está fazendo sua parte? Leve a ideia para o seu empreendimento e ajude a melhorar o mundo!


Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe