Em uma empresa, um grupo de pessoas tem de somar esforços para atingir um ou mais objetivos. Um dos fatores para o sucesso de uma instituição é a condição de seus funcionários de conseguirem cooperar e trabalhar em equipe.

Um estudo da Universidade de Stanford revelou o fato da atuação coletiva aumentar a performance de cada colaborador. De acordo com a pesquisa, atividades feitas individualmente demoram 64% a mais de tempo para serem realizadas.

Segundo o professor Cláudio Hernandes, coordenador da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter, também com polo no Rio de Janeiro, para alcançar o máximo de produtividade, o gestor deve monitorar seu próprio comportamento.

“Quando as pessoas se percebem como peças ou engrenagens, sob a manipulação de um líder de ideias mirabolantes, acaba a motivação para resolver problemas e se inicia o processo de autossobrevivência”, explica. Afinal, ninguém gosta de se sentir como uma ferramenta.

A tecnologia é um bom recurso para aumentar o desenvolvimento de cada um. Hoje, estão disponíveis desde conhecidos aplicativos de videoconferência, como o Skype ou Google Hangouts, até ferramentas on-line de administração coletiva de projetos, como o Trello ou o Slack. Existem, ainda, instrumentos para a condução de projetos visuais em grupo para arquitetos e designers, como o GoVisually e o Mural.

Kim Archetti é especialista em comunicação verbal e CEO & Founder do Awakim Academy. Para ele, o comandante em uma corporação deve ter empatia e gentileza. "Nunca deixe seus pares sentirem-se reprimidos. Se alguém sorrir para você, devolva a ação. Caso um funcionário esteja sério demais, use o humor para estimulá-lo a rir", indica.

Times de alta performance são aqueles com boa comunicação. Assim, a competitividade interna tem de dar lugar à cooperação e à construção de um patrimônio colaborativo. “A tarefa mais complexa e nobre de um superior é aumentar o potencial de seu grupo. Administradores competentes se diferenciam dos demais pela qualidade dos talentos ao seu seu redor”, finaliza Hernandes.

Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe