Conhecer seus pontos fortes e fraquezas é vital para desenvolver todos os aspectos da vida, inclusive, o lado profissional. Entretanto, poucos jovens se preocupam com essa questão e acabam sem êxito na busca por ascensão. Desse modo, se atente para promover uma descoberta sobre seu perfil comportamental!

Para Lucas Fonseca, palestrante motivacional, o autoconhecimento é uma trilha necessária a ser percorrida. “Com as mudanças vivenciadas pelo mundo, essa se torna uma ferramenta imprescindível para o sucesso”, afirma. Para ele, reconhecer os padrões relacionados à conduta é crucial.

Por isso, o especialista separou cinco orientações sobre como explorar seu interior. São elas:

1. Questione-se.  Ao fazermos perguntas, nosso cérebro sai do modo “piloto automático” e passa a contestar algumas ações. As reflexões sobre essas dúvidas irão trazer maior clareza sobre crenças internas e, assim, será possível entender o porquê de suas atitudes.  

2. Reflita sobre sua história. Busque na memória as vivências mais marcantes da infância, da adolescência e, também, da vida adulta. Anote em um quadrante. Faça esse exercício e pense tanto sobre os bons momentos, quanto os ruins ou traumáticos. Eles falam muito sobre quem você é e sobre quem se tornou.

3. Reconheça seus sentimentos. Todas as emoções cumprem um papel essencial em nossa personalidade e, por isso mesmo, é preciso experimentá-las. Dar espaço para se expressar de maneira equilibrada é uma forma de se observar e aprender sobre suas reações.

4. Gratidão. Separe um momento no dia e agradeça ao menos por cinco coisas indispensáveis em sua vida. Podem ser grandes, ou pequenos sabores de felicidade vivenciados ao longo do dia.

5. Meditação. A prática, conhecida também como mindfulness, é um jeito de se observar em profundidade. A capacidade de estar 100% presente é um talento adquirido ao longo de muita prática. Manter a cabeça longe das distrações ansiosas e focar conscientemente no agora, pode nos levar para níveis mais íntimos do ser.

Propiciar essa descoberta pode ajudar na tomada de decisões e na forma como lidamos com os nossos erros. Estefani Araujo cursa pedagogia na Universidade Estadual de Campinas. Para ela, lidar com falhas é necessário. “Tento solucionar as adversidades da melhor maneira possível. Tudo deve ser resolvido”, expõe.

Portanto, embarque nessa exploração e fortaleça ainda mais seu currículo. Dessa maneira, você garante destaque entre a competitividade e conquista mais espaço para o sucesso. Agora, o Nube quer saber: em uma escala de zero a dez, quanto você se conhece? Comente em nossas redes sociais!

O Nube acredita em seu potencial.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe