Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
downgrade-na-carreira

Downgrade na carreira! 

Notícia | 26/09/2018

Layane Bittencourt

Aceitar uma posição inferior na carreira e diminuir o ganho salarial tornou-se uma realidade frequente para os brasileiros, devido à crise no país. Contudo, antes de tomar qualquer decisão é preciso planejar cada passo. Saiba a importância disso!

Quem avalia o downgrade como estratégia para uma mudança de rumo, normalmente, tem uma motivação por trás. A estudante de Design, Gabriela Nunes também é arquiteta. Em busca de satisfação pessoal e profissional, ela apostou nessa alteração com muita maturidade, pois era exigido planejamento financeiro e força interior para recomeçar. Hoje, comemora sua escolha: “além de me proporcionar felicidade por amar meu trabalho, me sinto motivada a procurar crescimento na área”.

Segundo a psicóloga, coach e escritora Adriana Vicco, proprietária da AVicco Consultores, de São Caetano do Sul, para tomar tal atitude é necessário analisar a situação financeira e colocar no papel quais são as principais necessidades para seguir com o projeto. “Abrir mão de certas satisfações pessoais pode ser muito difícil. É preciso avaliar cada variação”, comenta.

Uma boa dica para te ajudar nesse momento é traçar seus objetivos para 1, 2, 3, 5 e 10 anos. Ou seja, se planejar para alcançar, de fato, seus sonhos. Para isso, escreva em um papel uma “cena” (como a de um filme), descreva o sentimento, o cenário encontrado, as pessoas presentes, entre outras coisas. Adriana garante: “essa ferramenta traz resultados extraordinários para apoiá-lo em qualquer idade a conquistar o seu desejo”, indica.

Outro aspecto relevante é levar em consideração quais questões importam para você e te fazem mais satisfeito no seu dia a dia. Perceba se você prioriza o bem-estar, qualidade de vida, as pessoas, valores da empresa, tempo de locomoção, ambiente, entre outros pontos. Além disso, identifique quais pontos deixam o seu cotidiano mais leve ou pesado.

A oportunidade de “dar um passo para trás” ajuda em seu crescimento. No entanto, é preciso ter clareza de quem você é, das competências e pretensões. Vá em busca disso e sucesso em sua trajetória!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete