Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
etica-no-ambiente-corporativo

Ética no ambiente corporativo 

Notícia | 25/09/2018

Vinícius Lima

Em momentos de crise política e econômica, os códigos morais da população brasileira têm sido questionados. A ética se faz presente como um modo de estruturar as relações para promover um objetivo em comum. Sendo assim, quem está no mundo dos negócios, deve se atentar para estar de acordo com a cultura organizacional.

Para Jefferson Kiyoharaé e Yaniv Chor, líderes de compliance da Protiviti, os cuidados com os comportamentos de cada profissional devem ser estipulados pela própria empresa no momento da contratação. “Uma instituição precisa informar quais atitudes espera de quem trabalha para ela em suas instalações”.

Para os especialistas, um regulamento de conduta deve ajudar na orientação de dilemas e explicar quais são os comportamentos aceitáveis ou não em todos os níveis de relacionamento. Por isso, eles ressaltam a importância de serem seguidas três etapas para promover o bem-estar de todos. São elas:

1. Compreensão da cultura ética, para entender os principais documentos normativos da corporação e, assim, alinhar expectativas e pontos de discussão.

2. Elaboração de um código a ser seguido.

3. Validação dessas normas pela gestão.

“Primeiramente, é preciso criar diretrizes por meio de uma linguagem clara, concisa e acessível a todos, respeitando cada perfil. Nesse sentido, é importante estipular somente as atitudes plausíveis de serem cumpridas”, afirmam. Ainda de acordo com os líderes, ser muito exigente nesse aspecto pode gerar resistência em seus colaboradores.

João Gualter Machareth estuda engenharia de produção na Facamp (Faculdade de Campinas). Para ele, ser capaz de seguir regras é fundamental para tomar decisões alinhadas com o respeito, a integridade e companheirismo de todos. “Sem dúvida, essa é uma característica imprescindível para todos”, conta.

Ainda de acordo com o universitário, esse questio pode impactar a busca por sucesso. “Se não sou ético, posso optar por trajetos não louváveis para atingir meus objetivos, e isso não é nada bom. O êxito não está apenas em conquistar algo, mas sim fazê-lo da maneira íntegra”, conclui o estudante.

Portanto, promover e respeitar leis de comportamento em um ambiente organizacional é vital. Procure sempre andar pelos caminhos certos e, assim, seus resultados serão bem mais expressivos e valiosos. O Nube acredita em você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete