Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
hiperconectividade-pode-afetar-convivio-social

Hiperconectividade pode afetar convívio social 

Notícia | 24/09/2018

Gabriela Vasconcelos

Quantas horas diárias você gasta no smartphone? De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, os adolescentes lideram o ranking do uso de celulares e Internet. Porém, esse grupo está em idade de desenvolvimento, tornando o hábito mais perigoso. Para compreender sobre o assunto, leia esta matéria!

Rodrigo Cannuto, acadêmico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ), passa o dia todo on-line. “No estágio preciso estar. Em casa ou na faculdade entro nas redes ou estudo no computador. Então, meu período off-line é quase o mesmo no qual estou dormindo”, afirma. Geralmente, ele utiliza para conversar e acompanhar as novidades, mas entende o prejuízo do exagero. “O usuário fica preso, né. Tirei todas as notificações do aparelho para ajudar a usar menos. Se a gente mantém a cabeça em quatro ou cinco lugares simultaneamente, a concentração e a produtividade vão para o ralo”, afirma o jovem.

Os danos podem ser maiores. Segundo a neuropsicóloga Thaís Quaranta, o impacto mais sério é na constituição das habilidades sociais e afetivas. “O uso excessivo da tecnologia, em uma fase na qual o indivíduo ainda está em formação, pode acarretar em problemas na interação, aumentar a solidão, o risco de depressão, além de outras condições, como a dependência da web, reconhecida com um Transtorno do Controle de Impulsos”, explica a especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC).

Thaís aponta também o fenômeno de juvenis trocando encontros pessoais e demais saídas para acessar sites de relacionamento. “Acabam até se isolando do próprio convívio familiar para viver numa espécie de mundo ‘paralelo’. O real se confunde muito com o virtual”, alerta. A dica é cultivar a moderação. “Estabeleça um tempo por dia para o dispositivo. Lembre-se de não abrir exceções”, finaliza.

Equiĺibrio é fundamental para tudo na vida. Não deixe o celular te dominar. Seja consciente!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete