Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
lei-de-estagios-garante-seguranca-juridica

Lei de Estágios garante segurança jurídica 

Notícia | 19/09/2018

Gabriela Vasconcelos

No dia 25 de setembro comemoramos os dez anos da Lei 11.788/08, a Lei de Estágios! Desde sua aprovação, ela trouxe diversos benefícios para empresas e estudantes. O primeiro grupo alcançou maior segurança jurídica, enquanto o segundo teve direitos e proteções garantidos. Para ficar informado sobre o tema, continue lendo esta matéria!

A norma certifica a carga-horária máxima de 6h diárias e 30h semanais para o ato escolar educativo. Além disso, proporciona o auxílio-transporte, bolsa-auxílio, recesso remunerado e seguro contra acidentes pessoais. Já as companhias possuem dispensas fiscais como 13º salário, um terço sobre as férias, INSS e FGTS. Afinal, a atividade não cria vínculo empregatício, pois o objetivo é o conhecimento.

Na visão da advogada Amanda Lima, o regulamento deu mais confiança para as organizações. “Ele atesta, no cumprimento de suas condições, a diferenciação do estágio de um emprego. Há a isenção dos encargos sociais previsto na CLT”, explica. De acordo com ela, as obrigações também são vantagens para quem contrata. “Assim, o recrutador tem o resguardo da cobertura do estagiário em caso de contratempos, por exemplo, fator responsável por ampliar esse tipo de admissão”, finaliza a especialista.

Érika Andrade, analista de RH da DMS Brooker, do Rio de Janeiro (RJ), considera a Lei positiva para todas as partes. “É uma oportunidade oferecida pela corporação ao aluno. Ele, muitas vezes, não tem uma experiência, mas consegue adquiri-la por meio dessa ação”, afirma. Para ela, a segurança jurídica é imprescindível. “Podemos ajudar as pessoas de maneira mais simples. Além disso, não precisamos manter uma conexão trabalhista e isso facilita o caráter de aprendizado e a realocação caso o jovem não se adapte”, finaliza.

Se você é empresário, tem um papel fundamental na formação dos estudantes brasileiros! Aproveite a legislação e exerça seu poder de cultivar e ampliar essa atividade.

Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete