Qual a importância da comunicação na hora de liderar? Conforme análise global do Ketchum Leadership Communications Monitor (KLCM), apenas 35% dos colaboradores consideram seus chefes eficazes nessa tarefa. Contudo, a mesma pesquisa revela a carência de tal habilidade para uma grande diretoria. Quer entender mais acerca do assunto? Então, fique por dentro desta matéria!

A prudente transmissão das informações faz a diferença na gestão da equipe. Afinal, o trabalho precisa ser coordenado. Para isso, os geridos necessitam saber quais são suas atividades e a pertinência de cada uma delas. Logo, quem está à frente do time deve dominar essa competência.

Na visão de Deborah Santos, acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), passar bem suas ideias tem vantagens. “Dessa maneira, você consegue ter a atenção, a assimilação e o respeito do outro. A boa interlocução faz o serviço ficar mais leve”, opina. Em resposta à um discurso ameaçador, ela procura conservar a serenidade. “Demonstro não ser essa a melhor forma de se expressar. Para mim, manter a calma ‘quebra’ a outra pessoa”, argumenta a jovem.

De fato, a característica deve ser cultivada pelos supervisores. Segundo Carolina Pires, gestora de comunicação, ela é fundamental para o bom andamento dos afazeres. “Por meio de uma emissão aclarada captamos os argumentos de cada um para evoluir um projeto, por exemplo”, explica. Ela ressalta ainda a possibilidade de ser assertivo sem ser agressivo. “Hoje, existem muitos estudos sobre a linguagem não violenta, na qual a relevância do diálogo, da audição e do uso de mais palavras propositivas em relação às destrutivas são a essência para reuniões e conversas formais ou informais”, comenta.

Carolina faz recomendações para os líderes:

Atente-se para o instante da sua comunicação: afinal, esse momento é importante para absorver o processo de percepção do outro.

Localização é tudo: sala, corredor, restaurante… o lugar vai ajudar a decifrar o tom e se o receptor está disponível para ouvir.

O mais significativo: verifique se o staff está compreendendo a mensagem. Em seguida, deixe os funcionários confortáveis para opinar. Desse modo, eles estarão abertos a escutar.

Preserve a comunicação ativa a fim de cativar quem trabalha com você. Assim, a produtividade e engajamento serão bem maiores. Boa sorte!

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