Você se conhece? Segundo pesquisa da Giacometti Comunicação, 71% das pessoas estão insatisfeitas com o emprego. Um dos principais motivos é a busca contínua por modelos de sucesso, sem foco nos gostos e vontades individuais. Portanto, é válido perceber suas competências e saber alinhá-las com a profissão. Quer descobrir mais? Então, fique informado com o Nube!

Na hora de escolher um ofício, nem todos sabem por onde começar. Afinal, podemos ter interesses múltiplos, bem como considerar o salário e as possibilidades de progressão. Porém, antes de qualquer decisão precipitada, é fundamental compreender quem somos. A acadêmica da Universidade Federal Fluminense - UFF, no Rio de Janeiro (RJ), Sayuri Arimori, valoriza a autoconsciência. “Costumo refletir sobre os momentos mais difíceis enfrentados e como fiz para superá-los. Analisá-los me faz ter uma visão melhor acerca dos meus pontos fortes e fracos”, comenta a jovem.

De acordo com Adriana Cubas, coach de carreira, o método de olhar para dentro deve ser constante. “Entender quais são seus comportamentos positivos e negativos é essencial para o crescimento e êxito profissional”, afirma. Na avaliação dela, é necessário colocar a mão na massa e enxergar além dos feedbacks ruins. “Autoconhecimento se adquire estudando, refletindo, mensurando resultados, observando os erros e aprendendo com eles. Processos de coaching, mentoria e até terapia são grandes aliados, a fim de mantermos a habilidade em movimento de forma saudável”, explica. Vale seguir outras recomendações da consultora:

Qualifique-se: realize cursos de idiomas, participe de workshops e demais oportunidades de educação na área desejada. Isso vai agregar valor e aptidões relevantes para o mercado de trabalho.

Faça networking: utilize os sites de relacionamento especializados em conexões corporativas. Assim, terá acesso às empresas e colaboradores de diversos setores e poderá iniciar o encontro dos talentos.

Não espere nada cair do céu: aproveite cada chance para abrir seu campo de negócios, absorver, procurar e adquirir capacidades e experiências.

Conhecer a si mesmo impulsiona o desenvolvimento e vontade de ir além. Invista em você!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe