Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
sentir-medo-e-ruim

Sentir medo é ruim? 

Notícia | 14/09/2018

Gabriela Vasconcelos

Qual é seu maior medo? Fizemos essa pergunta aos nossos leitores e as respostas estão relacionadas com a carreira. Para 28,66%, o pavor é do futuro no mercado de trabalho. Outros 22,51% temem ter problemas financeiros. Porém, uma dose de insegurança é sinal de fraqueza? Descubra aqui!

Dos 3.500 respondentes, 19,54% escolheram a morte como causa de terror, enquanto 16,54% receiam ficar sozinhos. Em último lugar, a alternativa “falar em público” recebeu 12,74% dos votos. Evidentemente, a apreensão referente a emprego e dinheiro assusta os jovens, pois encontram-se em início de jornada profissional e ainda não possuem estabilidade.

No caso de Thomaz Leão, chef executivo do Jw Marriott, no Rio de Janeiro (RJ), a preocupação fez parte do desenvolvimento e dos momentos de mudança. “Na cozinha, o crescimento está em assumir novas responsabilidades. O medo traz o pensamento ‘vou conseguir atender?’. A pressão é natural e muitas vezes é confundida com o temor”, explica. Contudo, ele soube contornar a situação. “Enfrentei e dividi minhas aflições com a equipe, apontando as expectativas e desafios, os quais já superamos”, conta.

Segundo Allessandra Canuto, especialista em gestão estratégica de conflitos e negociação, é normal demonstrar o sentimento em algumas atividades do dia a dia. “A pessoa não precisa ser necessariamente medrosa, mas sim, prevenida, por exemplo”, explica. No entanto, é indispensável reconhecer suas nuances e transformar os pontos fracos em fortes. “É uma busca pelo autoconhecimento, aceitação e afirmação da identidade em sua totalidade, aprendendo a explorá-las do modo mais assertivo possível no meio corporativo”, finaliza.

Não é vergonha ficar duvidoso diante das novidades. Entretanto, o ideal é agir mesmo se estiver temeroso. Afinal, as coisas acontecem fora da nossa zona de conforto. Vá em frente!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe