A população brasileira, desde os últimos anos, vem se dividindo em diferentes escalas, principalmente, no âmbito político devido à atual corrida eleitoral. Contudo, o termo polarização não se limita a esse cenário e já está no cotidiano das pessoas, inclusive, faz parte da realidade empresarial
 
Para Diego Daminelli, consultor sênior de performance da aceleradora Orgânica, do Rio de Janeiro, muitos dos relatos de casos de perda de produtividade dos colaboradores são por conta de conflitos triviais. A convivência com perfis díspares gera a maioria dos atritos, principalmente, entre os setores e também dentro do próprio time.
 
“Qual empresa nunca viu uma discussão de um comercial com a "demora" da entrega do setor de produto? No curto prazo, esse embate pode parecer positivo. Afinal, tenho uma equipe muito motivada brigando pela organização. No entanto, cada um briga para ter razão e por seus objetivos pessoais”, exemplifica.
 
Natalia Emboaba, estudante de Relações Públicas, enxerga as divergências como positivas, pois quando alguém expõe uma opinião diferente da sua, isso só amplia, melhora e modifica sua visão de mundo e, assim, aprendemos a respeitar outros pontos de vista. O oposto também acontece. “A base de um bom ambiente de trabalho é sempre agir com respeito”, conta.
 
Para as empresas, o especialista recomenda tomar algumas estratégias fundamentais para evitar futuros problemas. “Alavancas de trabalho com foco em cultura e também de gestão costumam amenizar ou resolver grande parte desse problema. Ao invés de cada um ficar remando para o seu lado, todos remam juntos", indica.
 
Portanto, um bom caminho é observar os cases de sucesso das grandes corporações e identificar pontos para garantir o crescimento do empreendimento. Certamente, investir no seu colaborador e integrá-lo pode ser um interessante começo. Além disso, abranger um grupo diversificado será fator crucial para agregar valor ao seu negócio. Contudo, o respeito deve prevalecer.
 
Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe