Hoje, é muito comum ver profissionais frustrados com suas profissões, ou escolhas de vida. Momentos chatos, de estresse e dificuldade, acontecem em todas as carreiras, sejam elas harmoniosas para nós ou não. Contudo, como é possível detectar essas situações como indicativos de uma área pouco ideal ao seu perfil? Descubra em nossa matéria.

Para o terapeuta transpessoal, João Gonsalves, esses episódios demonstram um conflito interno, pois os sintomas não aparecem quando estamos em harmonia.  “Quando eles estão presentes, é importante se observar e pesquisar o quanto está em paz consigo e com as pessoas mais próximas”, explica.

Todo recomeço depende de conhecer o porque não foi bem sucedido no emprego anterior, pois caso não saiba os reais motivos, pode ter uma repetição de resultados. Afinal, a sabotagem é interna.

O especialista dá algumas dicas. “Procure sentir, observar com sensibilidade dentro de si mesmo e perceba os incômodos, os fatos geradores do fracasso”, ressalta. É preciso se livrar dos julgamentos de certo ou errado. Se aceitamos todas as experiências como bagagem necessária, eliminamos a negação aos outros e também  a autoreprovação. “Com isso, estaremos nos libertando de muita dor e criando uma vida muito melhor”, finaliza.

Gabriela Nunes passou por essa transição. Ao terminar uma graduação em arquitetura, percebeu o quanto estava infeliz com a escolha e resolveu mudar. “Essa decisão implicou em muita pressão de todas as partes: família, amigos e até eu me cobrei sobre a certeza de estar seguindo a trajetória correta. Procurei uma psicóloga e uma coach, elas me ajudaram a definir um plano de vida e carreira, a lidar com questões emocionais e com isso me fortaleci para entrar de cabeça na nova profissão”, explica. Ela conta não ter sido fácil, mas por meio de um estágio, já no segmento de design, encontrou satisfação. “Hoje estou em busca da minha efetivação e espero poder me desenvolver muito”, comemora.

Para quem estiver com dificuldades nessa trajetória, recorrer ao coaching pode ser mesmo uma boa saída. “É um processo baseado em um amplo conjunto de metodologias e ferramentas. Elas atuam juntas para alcançar o aprimoramento e a alta performance, levando em consideração os aspectos pessoais e comportamentais”, explica Germana Benirschke, professional & personal coach no Rio de Janeiro.

Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe