Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
motivacao-e-produtividade-qual-e-a-relacao

Motivação e produtividade: qual é a relação? 

Notícia | 13/09/2018

Vinícius Lima

A quantidade de brasileiros desengajados é grande: são 62%, no total, segundo pesquisa da Gallup. Procurar maneiras de fazer sua equipe se manter feliz, então, torna-se um desafio, mas também uma tarefa indispensável. Logo, procurar maneiras de favorecer esse aspecto é fundamental.

Para analisar quais são as principais razões para a desmotivação, a consultoria 4hunter realizou uma pesquisa com mais de 500 profissionais. Dentre as causas destacadas, estão salários abaixo das expectativas, clima pesado no ambiente corporativo e falta de reconhecimento.

Justamente por isso, cabe ao líder se atentar para não cometer deslizes ao direcionar um time. De acordo com Eduardo Ferraz, consultor em gestão de pessoas, quem se preocupa em dar melhores condições para seus colaboradores recebe em troca dedicação e comprometimento.

Para o especialista, a relação do chefe com sua equipe é a grande responsável pelo nível de produtividade geral. “Quem tem alta perfomance respeita a fórmula da honestidade intelectual somada ao senso de justiça. Essas capacidades geram maior autoridade moral”, explica.

Pensando nesse aspecto, Ferraz listou os principais recursos disponíveis às empresas para aumentar o engajamento.

1. Dinheiro: relacionado aos mecanismos de recompensa monetária. Quesitos básicos são imprescindíveis, como salário fixo, FGTS, 13º, férias. Também podem ser fornecidos outros valores extras como bônus e porcentagem de participação nos lucros;
 
2. Aprendizado: staffs enxutas são verdadeiras escolas, se o esforço for bem direcionado, pois é possível aprender um pouco de tudo informalmente durante o expediente;
 
3. Reconhecimento: trata-se da forma como o gestor proporciona aprovação social ao indivíduo, tais como elogios públicos, promoções e incentivos.

Carolina Lenhare cursa engenharia de alimentos na Universidade Estadual de Campinas. Como já teve experiências por meio do estágio, a graduanda conta: “quando estou motivada, fica mais fácil focar e atingir meus objetivos. Isso faz meu empenho aumentar”, diz.

Ainda de acordo com a universitária, sem ter esse aspecto fortalecido, é difícil ter o desejo de crescer na carreira. “Não teria vontade ou interesse de desenvolver um projeto ou contribuir com uma empresa”, relata. Por isso, é fundamental se atentar a essa questão ao coordenar um empreendimento.

Favorecer esse quesito se torna uma grande saída para quem busca bons resultados em uma organização. Afinal, uma boa gestão sabe valorizar o capital humano! Conte sempre com o Nube.

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete