Um dos grandes critérios buscados em processos seletivos está relacionado às suas capacidades de conversação. O modo como você se impõe está diretamente ligado à sua personalidade e, por isso, é vital tomar alguns cuidados para não cometer deslizes ao ser avaliado.

Para Reinaldo Passadori, fundador do Instituto Passadori, em São Paulo, a habilidade de interagir de maneira positiva é primordial para ter qualidade de vida e melhorar o desempenho em todos os aspectos. “Para extrair o melhor de nós ou das pessoas, é preciso desenvolver a comunicação não violenta”, defende.

O especialista explica o conceito: “essa é uma forma do indivíduo se expressar livre de sentimentos prejudiciais, as quais podem interferir na maneira como ele se expõe”. Para ele, é indispensável buscar maneiras de transparecer imparcialidade ao iniciar um diálogo. Por isso, Passadori separou dicas para quem quer trabalhar esse aspecto. São elas:

1. Auto-observação: quando nos conhecemos, é mais fácil prevenir a transmissão de emoções negativas com pessoas nada relacionadas com suas situações pessoais.

2. Empatia: ser capaz de se despir dos próprios preconceitos, do ego e observar o outro, é difícil, mas traz excelentes resultados.

3. Valorizar as diferenças: entender a pluralidade é uma condição para o crescimento no mundo moderno e grande potencializador da inovação e criatividade. Pontos de vista diversos são imprescindíveis para o crescimento de um negócio. A diferença deve, então, ser vista como algo a ser admirado.

Gustavo Franco cursa jornalismo na Pontifícia Universidade Católica, de Campinas. Com experiências na área, o graduando acredita ser crucial ter uma linguagem respeitosa com todos. “O trabalho, por si só, já é estressante. Muitas das situações envolvem momentos tensos, capazes de comprometer a produtividade. Logo, se estressar com a falta de respeito ou antipatia é um impeditivo e prejudica ainda mais o rendimento”, conta.

Sendo assim, é importante se atentar a essa questão para não acabar prejudicando seu relacionamento com colegas, tampouco causar danos à sua imagem em uma entrevista. Pratique cada vez mais suas capacidades de diálogo e saiba: o Nube acredita em seu potencial! Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe