Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
vestibulares-e-enem-como-se-organizar-para-os-estudos

Vestibulares e Enem: como se organizar para os estudos? 

Notícia | 07/09/2018

Layane Bittencourt

Em poucos meses, acontecerá o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e onda de vestibulares. Nesse ano, foi registrado 5,5 milhões de inscrições, de acordo com o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Na prática, há pouco tempo de preparação antes das provas. Assim, surge a dúvida: será possível programar a revisão de tantos conteúdos? A resposta é um categórico “sim”.

Um dos segredos para ir bem nessa situação é mobilizar a sua rotina para alcançar bons resultados. Contudo, não adianta ficar muito tempo nos livros, privar sua noite de sono e se alimentar mal. Para a diretora pedagógica do Cursinho da Poli, Alessandra Venturi, o ponto crucial é a qualidade e não a quantidade. “O número de horas estudadas não define se um candidato vai passar”, afirma.

Para a especialista, o primeiro passo a ser tomado, é apostar na organização e montar um cronograma. O ideal é criar uma espécie de tabela para o aluno ter mais facilidade de identificar, dentro de sua rotina, as horas disponíveis para ele se concentrar naquela tarefa e também para fazer outros afazeres.

“É recomendado colocar todas as atividades da pessoa de segunda a domingo”, orienta Alessandra. “Nada pode ficar de fora: é para incluir o horário do almoço, da janta, do banho e até da noite de sono”. Essa grade será a base da sua elaboração para então separar os momentos de dedicação e de descansos. Contudo, cabe ao jovem preenchê-la de acordo com suas preferências e prioridades.

Laura Vieira se encontra na fase de se programar para esse momento. Para ela, o maior desafio é se manter concentrada, ainda mais quando está em casa. “Qualquer coisa pode te distrair, conversas, celular e computador. O primordial é ter um objetivo, pois assim, a determinação falará mais alto”, conta.

Segundo Lisandra Thomé, coach de gestão e alta performance para o mercado jurídico, do Rio de Janeiro, ter foco e disciplina são decisivos. “Quando é feito um planejamento, é possível mensurar o desempenho e nível de preparação. Isso influencia na sua autoconfiança para fazer o exame”, afirma.

Certamente, o candidato pode começar a se preparar e otimizar seu semestre para garantir uma vaga na universidade de seus sonhos! O Nube torce pelo seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete