Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-comunicacao-no-momento-da-entrevista

A comunicação no momento da entrevista! 

Notícia | 06/09/2018

Layane Bittencourt

Com o mercado cada vez mais competitivo, nem sempre é fácil conseguir uma participação em processos seletivos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 3,16 milhões de brasileiros buscam uma ocupação há mais de dois anos. Assim, traçar algumas estratégias para se diferenciar dos demais, torna-se ainda mais fundamental. Veja algumas dicas.

Para o especialista em comunicação verbal, Kim Archetti, nesse momento, é fundamental agir da forma mais espontânea possível para conquistar a empatia do entrevistador ao longo da conversa. "Quanto mais natural e à vontade o candidato estiver, mais o recrutador enxergará um profissional preparado para assumir o cargo na empresa", diz. Certamente, isso será um ponto a seu favor.

Adriano Sant’Anna, estudante de psicologia da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, sempre procura aperfeiçoar esse aspecto, estabelecendo contatos e desenvolvendo conversas. Em sua opinião, esse ponto é considerado um diferencial na etapa de seleção. “Se houvesse alguma dúvida sobre quem escolher e a vaga se adequasse ao perfil, eu contrataria quem se expressa melhor”, conta.

No entanto, um fator não deve ser esquecido: toda forma de comunicação é observada, seja verbal ou corporal. O recrutador avalia a maneira como você se porta, se senta e observa os outros. Para o especialista, dá para notar o nervosismo se o candidato fala e gesticula demasiadamente, ou se perde em seus discursos. Portanto, Archetti separou algumas dicas para ter sucesso nessa situação!

Preparar-se: pense sobre quais conteúdos quer abordar. Faça também uma pesquisa sobre a empresa e temas ligados à sua área.

Agir de forma natural: é fundamental se expressar de forma clara e precisa. Ter domínio sobre o assunto pode ser uma solução. A dica é praticar, seja com amigos ou na frente de espelho.

Manter o nível de atenção: além da fala, o corpo também merece cuidado. Essa questão pode evidenciar o quanto de interesse você tem no momento. Evite se distrair e tenha foco!

Ser protagonista: todos temos personalidade diferentes, o principal é saber como demonstrá-la de forma cativante. Seja o guia de sua própria vida e mostre seu potencial.

Você já tinha parado para observar seus comportamentos? Certamente, quando temos mais confiança, os resultados aparecem. Acredite em seu talento e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete