Você não está dando conta das ações do dia a dia e precisa de mais de 24 horas para completar suas atividades? Fique calmo. Essa é uma realidade vivida por grande parte das pessoas. Para auxiliar, listamos alguns passos importantes. Acompanhe!

Segundo o especialista em inteligência motivacional e gestão de pessoas, Marcus Garcia, professor do ISAE – Escola de Negócios, não é necessário ser detalhista para fazer o tempo render, mas disciplinado.

“É fundamental estabelecer prioridades para classificar assuntos importantes e urgentes. Pode ser feito de acordo com os objetivos a serem atingidos”, esclarece. Algumas razões podem justificar a correria com os compromissos, como a procrastinação, ou seja, deixar para depois os afazeres, insegurança para tomar decisões, dificuldade para cumprir prazos, chegar frequentemente atrasado aos lugares e ser indisciplinado.

“Quando alguém não consegue cumprir uma função é porque outra foi priorizada em detrimento dessa. Isso ocorreu por preferência e não disciplina”, ressalta o professor. Para administrar melhor as situações, elabore um check list (lista de verificação), o qual pode ser definido por níveis, como baixo (1), médio (2) e alto (3).

Primeiramente, organize as atividades e defina uma data limite para finalizá-las. Em seguida, marque a importância de cada uma delas. Os pesos devem ser multiplicados e o resultado mostrará as prioridades, da maior para a menor. Caso ocorra empate, o deadline definirá qual precisa ser feita antes. “Mantenha esse planejamento atualizado e respeite as definições. Além disso, conclua uma ação de cada vez”, orienta.

No caso dos imprevistos, peça para quem fez a solicitação aguardar até poder atendê-lo. No mais, não desperdice o período livre. “Tempo não é só dinheiro, mas uma das coisas mais relevantes da vida. Quem o tem pode se considerar um privilegiado, pois nessas brechas conseguirá pensar, criar e decidir os passos seguintes. Então, temos de otimizar nossos atos”, avalia a coach em Campinas, Cissa Grilli.

Vitória Rodrigues Assunção tem 20 anos e é analista de contratos. Para ela, sempre foi fácil coordenar seu dia a dia. “Isso iniciou quando ainda era bem nova. Hoje, começo a fazer as coisas mais complicadas e depois parto para as demais. Penso na programação diária e coloco em uma agenda. Faço isso também com objetivos a alcançar, contas a pagar etc”, explica. Para ela, o hábito permite maior tranquilidade e tempo livre.

E você, segue o exemplo de Vitória ou é mais relaxado? Reveja seus costumes e evolua!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe