Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-falar-de-experiencias-anteriores-em-entrevistas

Como falar de experiências anteriores em entrevistas? 

Notícia | 05/09/2018

Vinícius Lima

Ter seu contrato rescindido, mesmo como estagiário, pode acontecer. É uma situação um tanto quanto desagradável, mas o fundamental é seguir em frente. Sendo assim, tecer comentários negativos sobre sua ex-contratante pode não ser bem visto em processos seletivos. Por isso, veja com o Nube os cuidados a serem tomados em uma próxima entrevista!

Madalena Feliciano é gestora de carreira da Outliers Careers, em São Paulo. Para ela, a saída de uma corporação faz parte da trajetória de quase todos os profissionais em pelo menos algum momento de suas vidas. “O ideal é aprender com o acontecido, levantar a cabeça e buscar uma nova colocação”, defende.

Na procura por uma vaga, é fundamental se atentar. Por isso, a especialista dá dicas para quem quer superar esse problema. “O primeiro passo é não mentir. Se o selecionador descobrir, as suas chances de ser aprovado serão extremamente reduzidas”, exalta Madalena. Outra atitude imprescindível é não ficar na defensiva e ter humildade para reconhecer o motivo de sua demissão.

“Fale exatamente como foi e como você aprendeu com essa experiência”, sugere. “A maioria dos recrutadores não espera um relato detalhado. De qualquer forma, não culpe seu antigo chefe ou empresa”, exalta. A especialista finaliza dizendo: “a atenção está no modo como você se expressa. Concentre-se em dar sua respostas da melhor forma e fazer os outros te entenderem dessa maneira, com calma e sutileza”, conclui.

Fabricio Dias cursa engenharia de computação na Faculdade de Campinas. Com algumas experiências em seu currículo, o estudante afirma: “busco sempre ser sincero sobre por onde passei. Em alguns processos seletivos, fui questionado sobre isso e sempre respeitei as corporações nas quais atuei”, relata.

Para o universitário, ter uma atitude dura e ser reclamão pode contribuir negativamente com seu desempenho. “Porém, depende da forma com se transmite a mensagem. Sendo assim, é possível expor alguns pontos sem necessariamente comprometer a instituição ou antigos colegas”, acredita.

Agora, você sabe como solucionar essa questão com rapidez: a cautela é a melhor saída! Mesmo se passou por algum lugar mais complicado de desenvolver suas atividades, o fundamental é entender como essa passagem fez você evoluir como profissional e usar isso como seu ponto forte. Assim, você consegue cada vez mais sucesso!

O Nube te deseja boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete