Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-gerar-um-bom-networking

Como gerar um bom networking? 

Notícia | 04/09/2018

Cláudia Giannoni

Network, a palavra designa uma rede de relacionamentos, construída ao longo da caminhada profissional ou pessoal. É um importante instrumento para a carreira e deve ser cultivado de forma contínua e correta. A dedicação para manter bons contatos é iniciada já durante o estágio e aprendizagem.

Fazer e manter novos colegas requer habilidades interpessoais, disponibilidade e iniciativa para investir nas relações e capacidade para identificar pessoas canais propícios para manter uma proximidade sólida. “Em qualquer condição de trabalho, seja como funcionário, autônomo, empresário ou freelancer, o mercado hoje exige uma série de competências e, estabelecer e manter uma rede de relacionamento é uma delas”, avalia Cássia Corsatto, Coaching Executiva e Empresarial formada pela Abracem - Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial, em Osasco.

Quem trabalha em casa, por exemplo, possui uma série de benefícios. Beatriz Irailde Lopes Vieira da Silva tem 23 anos, é Assistente Administrativa e adepta da modalidade. Para ela, “com menos tempo no trânsito ou com contratempos desnecessários, a produtividade aumenta e as chances de atingir as metas e resultados estabelecidos são maiores”. Contudo, o contato pessoal também é menos constante, fazendo a interação ficar restrita ao virtual (redes sociais, e-mail, Skype, Whatsapp etc).

O convívio com o mundo real é de fundamental importância para fortalecer sua rede. Portanto, quem faz home office tem de procurar mudar esse cenário, expandindo seu convívio com quem mais se identifica. “Promova encontros em palestras ou workshops de interesse comum, convide-os para cafés, almoços, happy hours, procure frequentar feiras e eventos”, incentiva Cássia. Afinal, isso fortalece o vínculo e a parceria com os demais, principalmente, se você não está tão exposto ao mundo corporativo quanto quem atua cinco dias por semana em uma empresa.

Lembre-se: vivemos no mundo da interconexão, em uma grande teia global, e um contato te leva a outros. “Por isso, faça uma análise das suas conexões e verifique quais pessoas estão mais próximas, ou, diretamente ligadas aos seus objetivos”, indica. Outro ponto importante a ser observado é sua postura. Se você quer proximidade e ganho de confiança, tenha especial atenção com a forma como se comunica, com o seu repertório e a mensagem transmitida. “Tudo deve ser cultivado com sinceridade, demonstrando verdadeiro interesse”, explica a especialista.

Quando se conquista alguém espontaneamente, potencializa-se a chance de ser lembrado e de ser indicado para os trabalhos certos. “Por isso. seja autêntico, natural, evite a superficialidade e jamais use estratégias premeditadas, com foco apenas nos possíveis ganhos”, ressalta.

O networking favorece a troca de aprendizado. Cultivando seus amigos com naturalidade e descontração, as trocas acontecerão naturalmente e os frutos serão colhidos. São resultados da confiança mútua e uma via de mão dupla.

Pronto para dar início a esse conceito? Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe