Se organizar para uma entrevista antes de chegar na empresa pode ser essencial para contratação. Veja em nossa matéria algumas dicas para o momento e não deixe a oportunidade passar em branco.

Um levantamento da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) apontou os dez principais motivos para alguém ser reprovado em uma seleção. Seis desses itens exigem atenção prévia, com questões como:

- Estar com a roupa correta;
- Saber os valores primordiais da corporação;
- Ter cautela com seu posicionamento e exposição nas redes sociais;
- Formular um currículo adequado ao cargo e nada muito resumido;
- Evitar atrasos;
- Se preparar.

A sua postura e a forma como argumenta contarão pontos. Por isso, é importante pensar em algumas atitudes. Cruzar os braços, gesticular muito enquanto fala e roer as unhas, por exemplo, pode não ser um bom caminho. Certamente, o nervosismo faz parte da situação, porém, ter inteligência emocional fará você se destacar.

“O treino é o caminho para a perfeição e todos sabemos disso. Contudo, também é fundamental ter a capacidade de flexibilizar suas histórias e adaptá-las para demonstrar as características exigidas pelas vagas”, incentiva Sofia César, cofundadora da MeuEntrevistador.

Mariana Rodrigues é estudante de direito e passou por essa experiência quando deu seus primeiros passos em direção ao mercado de trabalho. “No final de 2017 e início de 2018 participei de algumas dinâmicas em escritórios de advocacia. Apesar de já ter tido várias vivências com entrevistadores, ainda possuía muitas dúvidas e insegurança em relação ao meu futuro”, conta. Ela fazia parte da fundação Ismart, uma entidade com filial no Rio de Janeiro, e voltada a auxiliar jovens em vulnerabilidade social. Com isso, teve acesso a conteúdos específicos sobre o assunto. “Além de dicas de comportamento, postura, linguagem, perguntas mais frequentes e expectativas vindas diretamente de especialistas, também vi palestras sobre autoconfiança e assertividade. Foi enriquecedor”, garante.

Se você também vai para uma seleção, lembre-se de prestar atenção no vocabulário, demonstrar interesse e, em hipótese alguma, mentir para o empregador. Pesquise sobre o ramo da companhia, como ela se comporta perante o mercado, e quais suas ambições. Assim, será mais fácil se colocar diante dos questionamentos.

O Nube disponibiliza um treinamento on-line e gratuito sobre o tema. Para acessar, basta se cadastrar gratuitamente no site e entrar no link: www.nube.com/ead.

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe