Um dos aspectos mais valorizados no mercado de trabalho é em relação à comunicação. Como você troca informações com quem está à sua volta? Essa é uma questão fundamental para quem busca sucesso na carreira. Quer saber como se atentar a isso? Então leia esta matéria do Nube!

Para Reinaldo Passadori, especialista em desenvolvimento humano do Instituto Passadori, de São Paulo, a maneira como conversamos impacta vários pontos de nossas vidas. “Sem perceber, muitos dos problemas comuns podem ser facilmente detectados e aperfeiçoados quando dialogamos melhor”, afirma.

Portanto, para obter destaque no universo organizacional e não cometer deslizes, Passadori listou algumas das atitudes mais prejudiciais na interação entre emissor e receptor de uma mensagem. São elas:

1. Tom: perceba se o volume de sua voz está baixo;
2. Linearidade: quando o linguajar mantém um tom monocórdio, gera sonolência e desatenção;
3. Dicção ruim: falhas de pronúncia fazem as conversas não serem claras e a compreensão fica prejudicada;
4. Velocidade excessiva: quem atropela as palavras causa dificuldade no entendimento das ideias;
5. Lentidão: gera impaciência e perda de interesse;
6. Ausência de teatralização: é vital utilizar elementos como volume da voz para transmitir uma informação. Um bom exemplo disso é a pessoa contando algo alegre com uma voz triste ou melancólica;
7. Falar pelo nariz: timbres excessivamente anasalados tornam feia a pronúncia.
8. Ausência de pausas: os intervalos servem para facilitar a compreensão do ouvinte, como também para dar beleza estética ao discurso;
9. Ausência de gestos: uma gesticulação adequada reforça o conteúdo da fala;
10. Olhar perdido: há quem olhe para cima e para baixo ou apenas para algumas pessoas. O ideal é fazer contato com os rostos de todos os ouvintes, envolvendo-os plenamente.

Luiz Gustavo Carvalho estuda relações internacionais na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC), de Campinas. Ele procura se policiar sempre em relação à maneira como se impõe ou troca informações no ambiente dos negócios. “É de extrema necessidade aprimorar o uso da conversação. O entendimento é um passo essencial para todas as peças se encaixarem e isso só pode acontecer se formos claros e capazes de transmitir o pretendido”, acredita.

Por isso, procure tomar cuidados em relação a esse aspecto e se torne um profissional melhor. O Nube deseja boa sorte!

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