Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-a-inteligencia-artificial-vai-impactar-o-futuro-do-trabalho

Como a inteligência artificial vai impactar o futuro do trabalho? 

Notícia | 30/08/2018

Gabriela Vasconcelos

Até onde vai a ciência? Segundo levantamento do Instituto McKinsey, 800 milhões de empregos serão extintos até 2030 por causa das novidades da automação e inteligência artificial. Porém, como essas mudanças afetam o mercado de trabalho e as profissões? Saiba mais nesta matéria!

Em um dos episódios da série Black Mirror, uma personagem perde seu namorado em um acidente de carro. Por isso, contrata uma empresa a qual gera uma versão do falecido a partir de sua pegada digital - mensagens, áudios, postagens, vídeos. A réplica imita sua voz e respostas perfeitamente.

Esse tipo de inovação já existe fora da fantasia. A startup portuguesa ETER9 permite aos usuários a criação de um ser virtual chamado ‘contraparte’. Ele é capaz de aprender com suas postagens e comentários, ganhando autonomia. Dessa forma, é possível atingir a imortalidade - pelo menos na rede!

Porém, isso significa o término das funções desempenhadas por gente? Para Mariah Martins, aluna do Cefet/RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, o serviço para os humanos nunca vai acabar. “Repetições podem ser automatizadas, mas precisamos do dinamismo presente nos trabalhadores de hoje para, por exemplo, atendimento das necessidades do usuário. Essa é uma das maiores vertentes sustentadas pelas grandes, médias e pequenas companhias”, destaca a jovem.

Quando se pensa em mundo dos negócios, o consultor de recrutamento, Ricardo Basaglia, ressalta importantes problemas e oportunidades. “A tecnologia vai ampliar home office, alterar a gestão do tempo e até o vínculo das pessoas com as corporações”, explica. Por outro lado, ela vai impor questões urgentes. “Em primeira instância, a educação precisará ser encarada como um projeto de autodesenvolvimento perene, pois teremos de estudar e trabalhar muito, afinal, viveremos mais e seremos exigidos intelectualmente como jamais visto na história", explica.

Utilizando os novos recursos a seu favor, o colaborador consegue economizar materiais e tempo. Dessa forma, a produtividade aumenta. Logo, vale a pena investir em competências impossíveis de serem reproduzidas pelos robôs. Foque na sua essência.

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe