Seja para um líder, como para um colaborador, o feedback é fundamental para direcionar uma equipe para a alta performance. Sendo assim, é crucial compreender qual é o melhor período de tempo para se aplicar uma devolutiva. Saiba como fazer isso nesta matéria do Nube!

Letícia Medeiros cursa administração pela Pontifícia Universidade Católica, de Campinas. Para ela, é indispensável para o seu desenvolvimento receber análises em relação ao seu desempenho. “Muitas vezes, acreditamos estar no caminho certo e nem sempre realizamos nosso melhor ou da maneira mais adequada”, conta.

Por isso, a graduanda acredita ser fundamental receber opiniões construtivas. “O intuito é sempre melhorar e não expor ninguém. É imprescindível ter diálogo”, defende. Ainda de acordo com Letícia, receber uma orientação é diferente de levar uma repreensão. “Ter uma avaliação assertiva serve de auxílio para me desenvolver, já uma bronca é desmotivadora e não dá diretrizes”, acredita.

Alessandra Canuto é especialista em gestão estratégica de conflitos e negociação. Para ela, é importante despertar o prazer de realizar cada tarefa em todas as pessoas para, então, conectá-las com a produtividade. “É preciso fazê-las compreenderem a distribuição de responsabilidades entre os profissionais e apontar a necessidade de mudanças emergenciais”, afirma.

“Nesse sentido, essa é uma ferramenta de reversão de situações negativas, demonstração de pontos positivos e incentivo durante a execução de um trabalho”, continua. Ainda de acordo com Alessandra, é vital para todo profissional alinhar suas expectativas por meio da coleta de retornos durante o desenvolvimento de uma atividade.

Portanto, a pergunta “foi bom para você?” não deve ser aplicada apenas no encerramento de cada processo e sim a todo instante. “Isso pode vir tanto do gestor para o liderado, quanto ao contrário”, expõe. Desse modo, “se o objetivo maior é construir e manter boas relações, não avalie somente o resultado final”, estimula.

Todos dentro de uma organização devem estar suscetíveis e abertos às orientações, principalmente as vindas de supervisores e coordenadores. Dessa maneira, o funcionamento da instituição ocorre de maneira saudável, com todos os colaboradores buscando, juntos, um melhor resultado!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe