Procrastinação: você sabe identificar esse hábito? Adiar atividades ou demorar um tempo além do necessário para executar uma tarefa é, para muitos, uma regra no dia a dia. Leia nossa matéria e veja como contornar a situação.

Para o especialista e fundador da Febracis, com unidade em Campinas, Paulo Vieira, a atitude afeta não só o rendimento do trabalho, mas toda a rotina. "Você costuma se sentir angustiado, tem a sensação de atuar sem descanso e não consegue administrar os seus momentos de lazer? Se a sua resposta for "sim", você provavelmente é um procrastinador", avalia.

Existem muitos motivos para alguém desenvolver o comportamento. No entanto, é mais fácil adquiri-lo quando não temos cobranças externas ou existe um tempo longo para executar as tarefas. "Prazeres momentâneos de descanso, por exemplo, podem nos fazer adiar funções. Redes sociais ou aplicativos no celular atraem a nossa atenção a ponto de deixarmos de fazer as nossas obrigações", pontua.

Mas como saber se você é já incorporou essa postura? Muitas vezes, os atos mais simples podem ajudar a verificar. Por isso, fique atento se você tem essas condutas:

- Se distrai constantemente nas redes sociais;
- Usa constantemente o botão da soneca;
- Perde prazos de inscrição em vagas de trabalho;
- Adia as atividades mais complexas;
- Inventa responsabilidades momentâneas e, com isso, adia outras importantes;
- Liga o computador e se perde navegando em sites da Internet;
- Não tem foco;
- Não cumpre prazos;
- Vira noites trabalhando ou estudando;
- Deixa tudo para a última hora.

Se essas ações fazem parte da sua rotina, redobre a atenção. "Você está se autoboicotando, impedindo a si mesmo de atingir os objetivos e o sucesso”, avalia o especialista. Por isso, reflita como isso está afetando a sua vida e saúde e mude o caminho de sua jornada.

Caio Marques é gerente da área de empresas do Nube e, por diversas ocasiões, já precisou lidar com colaboradores com esse tipo de postura. “Tento entender o motivo, caso seja algo ligado a falta de capacitação, procuro auxiliar com treinamento ou esclarecendo dúvidas pontuais. Contudo, se ocorrer por pouco interesse, aplico feedback”, explica. Para ele, o mais importante é adotar um ritmo para não se perder.

Pronto para rever os conceitos? Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe