Com o advento da Internet, ficou muito mais fácil se comunicar com o mundo inteiro de maneira rápida. Entretanto, esse processo carrega consigo um lado ruim: a disseminação de notícias falsas, as fake news. Para não correr o risco de compartilhá-las, é necessário tomar alguns cuidados.

Para o coach Valdemir Neco Ribeiro, a imagem de um colaborador pode ser prejudicada ao disseminar informações errôneas. Por isso, o especialista alerta sobre a relevância de tomar algumas precauções. “É de suma importância buscar a veracidade antes de transmitir algo, para não ocasionar perdas dentro das corporações”, adverte.

Sendo assim, é crucial usar e abusar do senso crítico antes de cair em alguma pegadinha. Afinal, segundo um levantamento do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, dados em contradição com a realidade têm 70% a mais de chances de serem difundidos em relação às informações verdadeiras.

“Dependendo da área de atuação, as fake news podem ser tão prejudiciais a ponto de levar a perdas indescritíveis. As fofocas não são diferentes, pois deixam o ambiente tóxico”, defende Ribeiro. “A equipe pode ficar permeada de conflitos e desgastes emocionais”, explica.

Além disso, o crescimento desse comportamento aponta para o outro risco: esconder uma ideologia política ou social por trás da notícia. Justamente por isso, é vital ter cautela para não cair nos perigosos discursos de ódio, tão nocivos para a boa convivência, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal.

Vinicius Dias é formado pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas. Frequentes em sua rotina, essas inverdades tomaram conta de suas redes sociais. “Já me deparei diversas vezes com essa situação: as pessoas espalham algo sem ao menos questionar”, conta.

Dias está alerta e busca maneiras de não correr riscos de se prejudicar ou causar intrigas entre seus grupos. “Procuro diversos sites com o mesmo tipo de assunto para ter uma conclusão do tema, além de checar se os portais visitados são sinceros”, relata.

Ser responsável e checar as fontes das notícias propagadas é fundamental. Até porque isso contribui para o fortalecimento de sua imagem como alguém de confiança, tanto entre seus amigos, quanto com seus colegas de trabalho ou estudo. Desse modo, esteja sempre atento a seu comportamento pela web, pois um bom profissional sabe se portar em qualquer ambiente!

O Nube acredita em seu potencial!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe