Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-pressao-do-2-semestre-na-escola

A pressão do 2º semestre na escola 

Notícia | 27/08/2018

Cláudia Giannoni

O segundo semestre passa voando e os meses são marcados pela pressão em todos os níveis da estrutura escolar. Enquanto os coordenadores têm de apresentar resultados, os professores precisam dar conta do conteúdo e conduzir outras atividades. Por sua vez, os alunos enfrentam os desafios de manter boas notas, recuperar as ruins, e, no caso do ensino médio, estudar para o vestibular.

Contudo, esse período pode ser melhor administrado quando os domínios socioemocionais são colocados em prática. Para Tania Fontolan, diretora-geral do Programa Semente, a tomada de decisões responsáveis é essencial no planejamento. Assim, é válido aproveitar experiências de anos anteriores para reforçar os pontos positivos e ajustar os negativos.

“Parece óbvio, mas, na ansiedade, muitas pessoas se atrapalham para organizar os próximos passos e utilizam pouco a boa vivência acumulada”, explica a educadora. Então, tomamos decisões melhores quando consideramos mais variáveis simultaneamente. “Avaliar o passado é fundamental nesse processo”, ensina a educadora.

Além disso, mantenha o foco e cumpra as metas. Segundo a especialista, dificuldades e intercorrências acontecem. A palavra-chave é equilíbrio. “Por outro lado, às vezes é necessário reavaliar a situação para não insistir indefinidamente em estratégias inadequadas. Perseverança e teimosia são coisas diferentes”, adverte.

Para os alunos prestes a fazer processos seletivos como o Enem e os vestibulares, é aconselhável desenvolver meios para lidar com a pressão do momento. Técnicas de respiração podem ajudar no controle da ansiedade, por exemplo.

Helton da Silva de Oliveira é estudante de Ciência Contábeis na UniCarioca. Para ele, diante da pressão do momento, é imprescindível o educando entender o fato do professor estar em sala de aula para ensinar e compartilhar conhecimento. “Cada um precisa estar interessado e buscar o aprendizado desejado. Não é legal só esperar ser cobrado”, afirma.

E aí, pronto para encarar o fim do ano letivo? Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete