Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-gosta-de-ler

Você gosta de ler? 

Notícia | 24/08/2018

Gabriela Vasconcelos

Quais são seus hábitos de leitura? Fizemos essa pergunta aos jovens 44,74% deles afirmaram terminar pelo menos um livro por mês. Essa atividade pode ser muito útil para entreter, mas também para elevar o nível de conhecimento geral e da língua portuguesa. Porém, qual é o impacto da atividade ou da falta dela na vida de uma pessoa? Saiba mais nesta matéria!

De 12.2014 respondentes, 28,07% disseram: "consumo apenas duas publicações literárias por ano". Outros 18,22% escolheram a opção “leio apenas jornais e revistas”. O costume ajuda a aprimorar a habilidade de comunicação. Afinal, quanto mais lemos, mais conhecemos palavras e assuntos para compartilhar.

Além disso, cultivar a rotina promove o desenvolvimento do cérebro, de acordo com estudo científico da Universidade de Stanford (EUA). O colaborador de novos negócios da Finco Agrocomunicação em Campinas (SP), Guilherme Machado, cultiva a prática há um ano. “Leio diariamente as notícias por meio de um app no celular. Também pesquiso sobre comportamento, tendências, marketing, propaganda e música”, conta. Para ele, a atividade ajuda de várias formas. “Seja para desenvolver uma conversa, no trabalho ou em um bate-papo mais descontraído”, afirma.

Segundo a professora Natalia Moreno, a defasagem no aprendizado ocorre devido a falta de motivação. “A escola se preocupa em alfabetizar, mas poucas conseguem despertar o interesse pelo nosso idioma. O português acaba ficando chato com suas regras. Então, é preciso despertar o aluno para esse mundo mágico”, afirma. Além disso, a educadora ressalta o papel de outros agentes. “Muitas vezes a própria família não incentiva”, destaca. Para ela, os hábitos deveriam ser desenvolvidos desde cedo.”Quando lemos, não estamos só nos transportando para a história, mas também conhecendo e reconhecendo palavras”, comenta.

Para quem deseja desenvolver a habilidade, Natalia deixa recomendações:

É preciso começar: a leitura deve ser prazerosa. Por isso, encontre um assunto interessante para você, seja em um jornal, site, revista, HQs ou nos livros.

Escreva um pouco por dia: não vale ficar apenas selecionando palavras no Whatsapp! Troque o celular por uma folha de caderno e comece a fazer a lista do mercado à mão, por exemplo. Daí você pode evoluir para letras de músicas, frases, poemas ou mesmo um diário!

O Nube alerta: erros ortográficos são a causa de 40% das reprovações em processos seletivos! Gastar tempo para ler e escrever pode diferenciar você dos concorrentes na hora de conseguir a tão sonhada vaga. Aprenda sempre!  

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete