Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
tudo-e-uma-questao-de-autoconfianca

Tudo é uma questão de autoconfiança 

Notícia | 22/08/2018

Gabriela Vasconcelos

Você é autoconfiante? Segundo pesquisa da Universidade do Estado de Ohio (EUA), essa é a regra do sucesso. O estudo indicou a influência total da imagem própria sobre os resultados obtidos. Porém, como isso pode impactar a carreira? Quais são as formas de ser mais determinado no dia a dia? Saiba mais nesta matéria!

Os estudiosos norte americanos convidaram 67 acadêmicos com notas baixas para entrar em um novo MBA. Eles foram divididos em quatro grupos. O primeiro teve como resposta um “sinto muito, você não passou”. O segundo foi avisado sobre ter ficado 10% abaixo do necessário, e só. O terceiro recebeu a mesma mensagem, mas foi instruído a fazer a inscrição de qualquer forma, pois era improvável ser rejeitado. Por fim, o quarto recebeu o aviso sobre os 10%, mas foi encorajado sobre ser perfeito para o curso e informado sobre a possibilidade de sair dali com empregos.

Os alunos das turmas 1 e 2 não fizeram o cadastro. No terceiro, alguns tentaram a sorte mesmo assim. Já no quarto, muitos seguiram adiante mesmo com notas a desejar. Para os estudiosos, a assertividade cumpriu um papel decisivo no teste. O apoio e o encorajamento fez a diferença para quem decidiu se inscrever.

Segundo Fábio Verde, psicólogo clínico na Morum Psicologia In Company, de Campinas (SP), o resultado não espanta, pois a característica é fundamental. “Sem ela nem ao menos tentamos enfrentar desafios”, afirma. Contudo, é válido destacar a relatividade desse aspecto. “Autoconfiança é quando confio nas minhas habilidades e competências para enfrentar certo problema. Posso estar seguro para dar uma entrevista, mas nem um pouco para correr uma maratona de 42km”, explica o especialista.

Patricia Almeida, engenheira civil da Servatis S.A., em Resende (RJ), se considera firme na vida profissional. “Estou resolvida com relação à minha escolha de ocupação e todas as minhas ações realizadas até o momento”, conta. Para ela, é essencial possuir a qualidade ao participar de seleções e já enfrentou a situação. “Como não aparento a minha idade, tive medo de não ser escolhida por parecer não ter experiência para assumir o cargo em questão”, exemplifica. Ainda assim, ela enfrentou o processo.

Contudo, fique atento, pois uma pessoa pouco confiante pode se tornar:

- Incapaz de aproveitar oportunidades de melhoria;
- Postergador da resolução de contratempos, tornando-os piores ainda;
- Com dificuldade para sair de uma zona de conforto, mesmo num estado ruim.
 
Quem deseja desenvolver o perfil deve elencar fatos comprovadores de sua capacidade de fazer as coisas. Por exemplo, se um superior solicitar algo fora de sua alçada, foque em pedir ajuda e aprender como resolver. O importante é não ficar estagnado diante das dificuldades.

Nós acreditamos em você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete