O quanto você acredita na expressão “a primeira impressão é a permanente”? Provavelmente essa frase vêm à sua cabeça quando participa de um processo seletivo. Afinal, queremos ser notados pelas nossas qualidades. Porém, é preciso fazer alguma coisa para melhorar a percepção dos outros sobre nós? Saiba a importância dessa atitude nesta matéria!

Perguntamos aos nossos leitores “como você cuida da sua imagem pessoal”? Em primeiro lugar ficou a opção “demonstro boas atitudes em público”, com 38,05% dos 9.559 votos. Em seguida veio a alternativa “leio bons livros e busco me manter sempre informado”, contabilizando 28,13% das respostas.

A analista financeira Natália Cunha se encaixa no segundo grupo. “Busco estar sempre antenada às notícias diárias e também cuido da minha aparência, porque faz parte do meu ícone”, afirma. Para ela, a análise desse aspecto faz parte de todas as seleções. Logo, ela procura se comunicar com clareza para o recrutador. “Utilizo uma linguagem simples, objetiva e simpática. Além disso, visto-me adequadamente sem perder minha personalidade”, finaliza.

Na visão da consultora de RH, Dilza Taranto, do Rio de Janeiro (RJ), o aspecto passa o primeiro sentimento para o outro. Ele pode beneficiar ou prejudicar o desenvolvimento da carreira de qualquer pessoa. “Com certeza os selecionadores levam isso em consideração. Para algumas funções ela é até mesmo determinante. Um personal trainer, por exemplo, passará uma péssima impressão se não estiver em sua melhor forma física”, explica a coach. Por isso, é indispensável alinhar sua postura com sua atividade especialista. “Um bom profissional faz primeiro a mudança em si mesmo para depois propor mudanças para seu cliente e obter o comprometimento do mesmo”, argumenta.

Quem deseja passar credibilidade precisa ser um exemplo de suas convicções. Afinal, a prática é o momento de demonstrar quem realmente somos. Por isso, a coach deixa recomendações:

- Cuide de sua aparência. Esteja sempre limpo e vista-se de maneira adequada ao local de trabalho;
- Cumpra sua palavra: seja pontual;
- Atente para a sua apresentação, bem como o tom e volume da sua fala.

Lembre-se: sua imagem pessoal é seu cartão de visita. Não deixe a má postura ser uma barreira entre você e a tão sonhada vaga. Aproveite e faça nosso curso gratuito “Marketing Pessoal”.

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe