Muitas pessoas buscam seu espaço no mercado de trabalho para conseguirem se desenvolver e ter êxito na carreira. Contudo, a maioria não sabe qual passo tomar para concretizar esse objetivo. A aprendizagem é um desses caminhos e pode ser fundamental para o crescimento de um profissional. Além disso, pode ser renovador para o seu empreendimento.

Segundo a lei 10.097/2000, quem tem 14 a 24 anos, é matriculado e frequenta (ou já frequentou) a escola, pode participar. O projeto é fundamental para quem ainda não tem experiência, busca seu primeiro emprego e, ao mesmo tempo, qualificação. O decreto também determina: empresas de médio a grande porte devem possuir uma porcentagem equivalente a 5% e 15% de jovens aprendizes exercendo alguma função dentro da organização. Muitas delas, entretanto, excluem essa ótima oportunidade de adquirir novos talentos.

Wagner Oliveira começou por esse caminho e é um excelente exemplo de sucesso. Iniciou sua trajetória em 1990. Hoje assume o cargo de gerência de engenharia industrial no mesmo empreendimento, no Rio de Janeiro e é o responsável técnico por todos os aprendizes da corporação. Seu objetivo é trocar conhecimento com eles, ouvi-los e buscar o desenvolvimento de cada um.

Os benefícios são inúmeros. Oliveira, por exemplo, ganhou mais independência, conseguiu ajudar em casa com a remuneração recebida e também bancou os seus estudos. Além disso, o programa abriu portas para conhecer o mercado, o motivou a seguir sempre se aperfeiçoando. “O amadurecimento, a disciplina e a autonomia são sem dúvidas predicados os quais enriquecem essa experiência”, revela.

Não para por aí: a atividade dá a chance desses estudantes se descobrirem, pois muitos deles estão em dúvida de qual rumo escolher. Ao fazer o programa, conseguem ter um esclarecimento ou orientação a respeito das profissões e do mundo corporativo. Oliveira lembra quando recebeu três novos colaboradores. “Uma aprendiz não se identificou com o curso e gostava da área gráfica. Acabei por deslocá-la para um setor de arte de impressão. Hoje, ela está cursando Desenho Industrial”, relembra.

Começar desde cedo a pensar no futuro e dar oportunidade aos mais novos é uma atitude valiosa. Portanto, aposte no programa e ajude um jovem a construir sua história de sucesso! Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe