A atração, contratação e fidelização de pessoas nascidas nas gerações mais jovens – as chamadas Gerações Y e Z – é, hoje, um dos principais desafios das empresas. Flexibilidade, oportunidade de crescimento e, principalmente, comunicação transparente e frequente fazem parte das ações de engajamento dessa nova força de trabalho. Isso tudo porque muitos talentos estão abrindo mão de uma carreira tradicional e investindo no empreendedorismo.

Nesse cenário, a adoção de uma nova prática cresce: o feedback contínuo. Felipe Azevedo é vice-presidente da 'LG lugar de gente' e assegura estar na devolutiva um dos novos requisitos de gestão, ao oferecer a possibilidade de uma relação mais horizontal entre gerente e liderado. “Isso acontece ao simplificarmos e transformarmos em rotina a conversa sobre quais pontos foram bem-feitos e merecem ser reconhecidos, e quais podem ser desenvolvidos ou melhorados”, complementa.

Para o educador executivo, Alexandre Prates, para estabelecer essa prática, devem ser feitas mudanças focadas nos funcionários. “O comandante agora precisa estar mais aberto a escutar, ao invés de falar. Afinal, deve desenvolver o outro”, explica.

Segundo o psicólogo Bernardo Leite, a maior dificuldade é entender como o feedback se transforma em um treinamento. “Eu não estou fazendo uma observação sobre determinado erro para punir, mas para a pessoa não continuar errando. Esse é o objetivo. É uma ação de cumplicidade”, analisa o especialista.

Segundo Azevedo, por meio de um app chamado Feedback Gen.te, o qual simula um ambiente de rede social, toda a sua corporação pode interagir, dando e recebendo opiniões sobre atitudes, comportamentos e iniciativas. “Isso agiliza a tomada de ações corretivas e promove o aprendizado constante”, comenta.  

Para o coach executivo em Valinhos, região metropolitana de Campinas, Sérgio Miorin, o principal diferencial para as empresas “é desenvolver programas capazes de, o tempo todo, fornecer novos desafios para esses talentos”, afirma. Assim, certamente estarão mais motivados a permanecer na companhia.

Pronto para mudar de hábitos? Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe