Qual sua maior dificuldade ao procurar uma vaga? Fizemos essa pergunta aos nossos leitores e a opção “dinâmica de grupo” ficou em primeiro lugar, com 27,10% dos votos. Por que tantas pessoas temem essa fase dos processos seletivos? Como enfrentá-la de forma assertiva? Saiba mais nesta matéria!

De acordo com o consultor de RH, Luiz Manoel Elias, essa parte é muito importante para avaliar os potenciais colaboradores durante a seleção. “A etapa dos jogos é um momento às vezes diferente do costume dos participantes, gerando uma exposição exclusiva dos candidatos. Muitas vezes, eles podem ficar inseguros com a necessidade de serem os protagonistas da vez”, explica. Segundo ele, são observadas as competências comportamentais e técnicas. “Ou seja, a comunicação, a iniciativa, as ideias, as soluções e o conhecimento específico do candidato para o cargo”, afirma o especialista.

Laurence Oliveira, estudante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, costuma aproveitar o momento de maneira positiva. Ela busca interagir com os concorrentes, além de mostrar seu diferencial dentro do grupo. “Procuro agir sempre de forma transparente e ser eu mesma, demonstrando minhas habilidades e experiências”, conta a jovem.

A postura de Laurence é a ideal. O psicopedagogo Luiz Elias deixa ainda algumas dicas para quem vai participar desse estágio:

1. Trabalhe os pontos fortes.
2. Preste atenção ao seu desempenho, raciocínio e forma de falar, para adequá-los à atividade pedida pelo coordenador da dinâmica.
3. Seja você mesmo, sem tentar assumir um personagem.

Aproveite e faça nosso curso gratuito “Tenha sucesso em processos seletivos”. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe