Atualmente, existem mais de 17,6 milhões de alunos do ensino médio, técnico e superior. Dentre eles, apenas 5,7% conseguem estagiar, de acordo com o Censo da Educação Básica do Inep/MEC. Muitas empresas acabam deixando a oportunidade de investir nesse grupo e perdem talentos. Afinal, importantes nomes e grandes líderes já passaram por esse programa.

Vera Lorenzo é um excelente exemplo disso. Iniciou sua jornada em uma agência de propaganda e hoje é CEO de uma organização no Rio de Janeiro. Com uma imensa disposição e empolgação para aprender, se dedicava ao máximo para realizar suas funções e ia além do esperado. Certamente, levou ensinamentos para a vida toda. Entre eles, uma valiosa lição: “você cria sua própria carreira”.

Nesse período, o papel do supervisor e da corporação é fundamental, pois são quem vão auxiliar aquele estudante a desenvolver suas atividades e também dar o apoio em meio às adversidades. Para Vera, Maria Célia Salgado foi uma mentora excepcional sempre dando o devido suporte. Segundo a gestora, ela tinha um brilho inspirado no olhar e já indicava a largura e extensão do caminho o qual iria trilhar. “Ela soube identificar, selecionar e aproveitar seus talentos. Com isso, inventou seu próprio percurso”, revela.

Hoje, Vera já acompanhou dezenas de pessoas e compartilhou com elas todo o seu conhecimento, incentivando-as a terem proatividade, iniciativa e entusiasmo. Um ponto ela nunca deixou de falar para cada uma delas: “nós desenhamos o nosso futuro”. Foi assim com Edward Timponi. O jovem adquiriu uma ótima experiência com ela, pois ganhou autonomia para colocar em prática idéias próprias. “É necessário sair da zona de conforto e tomar alguns riscos para poder ter êxito”, conta.

Afinal, esse é o momento ideal para se descobrir. O estágio permite aos estudantes conhecerem mais sobre o mercado e, principalmente, sobre si mesmo. Quais são suas capacidades, limitações e competências. Inclusive, podem começar a traçar seus objetivos. Dessa maneira, tomam decisões mais assertivas e se tornam profissionais mais capacitados e preparados para atuar no mercado de trabalho, tanto como colaboradores, quanto como futuros líderes.

Por isso, investir no estágio é também abrir portas para futuros talentos. Acreditar nesses estudantes é uma atitude valiosa, pois por meio disso, sua corporação ganha novas mentes com um perfil inovador e capazes de promover mudanças significativas. Conte sempre conosco.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe