Desde pequenos, somos imersos a uma quantidade robusta de informações, redes sociais, padrões de consumo e de uma ideia de quem devemos ser. Nessa lógica social e vigente, entramos em um ciclo de acumularmos coisas, relacionamentos rasos e pouca procura de nós mesmos. Para mudar esse cenário, apresentamos aqui uma nova forma de encarar a vida.

O minimalismo consiste na ideia de menos é mais. Porém, a prática não é a oposição ao capitalismo, mas sim, uma mudança de hábitos no consumo compulsivo. Quantos de nós temos roupas e outros itens em casa sem finalidade? Ou como o próprio estudioso Joshuan Fields afirma: quanto de nós temos "coisas" as quais não nos fazem felizes?

Aplicar o estilo além do seu lar pode ser algo difícil, porém trará uma vivência mais simples ajudará a mudar de carreira e\ou escolher uma profissão com mais potencial para te fazer feliz. Leiza Oliveira tem 38 anos e é especialista em franquias. Ela optou pela prática há mais de um ano.

“Quando morei nos Estados Unidos com os meus filhos percebi uma cultura mais consumista e isso me fez refletir o quanto os bens materiais realmente faziam a diferença no meu dia a dia e das crianças”, explica. Ela conta ter ido atrás de livros e informação sobre o assunto, mas ter optado de fato pelo minimalismo quando viu o documentário de Matt D`Avella sobre o tema. “Minha relação com os familiares melhorou e a casa ficou mais aconchegante, pois realmente removemos o desnecessário. Para a carreira foi e é fundamental porque fiquei mais assertiva quando realmente comecei a priorizar as minhas atividades”, garante.

De acordo com Leiza, a experiência também permite ganhar tempo, pois aprendemos a utilizá-lo da melhor forma possível. Pensando nessa transformação tão significativa, o especialista em carreira da Minds Idiomas - também com filial em São Bernarndo do Campo - Fabiano Castro, listou cinco ações essenciais para quem quer mudar de rumo.

1) Avalie cada item de sua residência e no ambiente de trabalho

Veja se você usa os objeto, a quanto tempo não os utiliza e se eles têm um propósito. É um processo. Você não vai conseguir se desfazer de tudo logo na primeira vez, porém persista. Aos poucos essa "faxina" no externo intervirá em seu interno e nas decisões diárias.

2) Observe os seus comportamentos automáticos

Nós, seres humanos, somos programados para ficarmos insatisfeitos. Isso porque temos hábitos e muitas vezes não paramos para observá-los. Olhe para sua alimentação, vestimenta, com quem conversa, quantas vezes olha para o celular, enfim. Reprograme a forma como pensa e concomitantemente poderá alterar as suas ações. Isso fará você trabalhar melhor.

3) Consciência no uso da tecnologia

Um estudo da Nokia revelou: um indivíduo checa o seu smartphone 150 vezes por dia. Isso acontece, entre outras razões, porque buscamos a sensação da Dopamina. Consiste no sentimento de recompensa quando retuitamos algo, recebemos cliques em uma foto, e vemos quem visualiza os nossos Stories no Instagram. Viva o presente e real e lide com os recursos tecnológicos com responsabilidade.

4) Suas escolhas precisam ser justificadas apenas para si mesmo

Mantenha coisas e pessoas as quais te alegram por perto e não se preocupe com a opinião alheia.

5) Se dê liberdade

Respeite sua saúde, atue com algo prazeroso, dedique um período maior para amigos e entes queridos, vivencie experiências reais.

Permita-se sair da correria do dia a dia e dar um novo sentido à sua existência.

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe